31 de julho, às 9 horas, em sua sede, em Araraquara/SP

Fundecitrus irá realizar workshop sobre citricultura sustentável e controle de doenças e pragas

Serão apresentados os resultados dos levantamentos 2019 de greening, CVC e cancro cítrico


O Fundecitrus irá realizar um workshop gratuito sobre citricultura sustentável e controle de doenças e pragas em 31 de julho, às 9 horas, em sua sede, em Araraquara (SP). O evento contará com a presença de especialistas em sustentabilidade que irão abordar o tema dentro de seus três aspectos: ambiental, econômico e social. Também serão apresentados os dados do levantamento de doenças 2019. Para participar, é necessário se inscrever pelo link https://www.fundecitrus.com.br/cursos/inscricao

O caminho para uma citricultura sustentável passa por melhorias na forma de manejar o pomar, para manter sua sanidade, sintonizadas com as novas tendências de produção, mais modernas, com economia de recursos naturais e menos impactantes ao meio ambiente, garantindo a manutenção do setor citrícola como um importante gerador de renda e emprego. O Brasil é responsável por 34% da laranja e 56% do suco produzido no mundo e tem 76% de participação no comércio mundial de suco de laranja, sendo o maior exportador da bebida no planeta. O parque citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro é a principal região produtora: a citricultura está presente em 350 municípios, gerando 200 mil empregos diretos e indiretos e movimentando US$ 14 bilhões por ano. 

Na última década, o Fundecitrus tem buscado em suas linhas de pesquisa formas sustentáveis de manejar os pomares. Como resultado, entregou aos produtores um pacote de premissas que inclui a redução do volume de calda (água e produto químico) nas aplicações, o desenvolvimento de inseticidas naturais e o uso de controle biológico.  

Confira a programação completa:  

9 h - Recepção 

9h30 - Abertura (presidente do Fundecitrus - Lourival Carmo Monaco) 

9h40 - Importância da sustentabilidade no agronegócio (diretora do Instituto de  Relações e Sustentabilidade Agro - Letícia Rodrigues da Silva) 

10h - Resultado do levantamento de doenças 2019 - greening, CVC e cancro cítrico (gerente-geral do Fundecitrus - Juliano Ayres) 

10h20 - Coexistência citricultura e apicultura (pesquisador da Unesp - Osmar Malaspina)  - Coffee break 

10h40 - Segurança no trabalho na citricultura (pesquisador do CEA/IAC - Hamilton Ramos) 

11h - Controle biológico de pragas dos citros nas últimas três décadas (pesquisador da Esalq/USP - José Roberto Postali Parra) 

11h20 - Mesa de discussão (perguntas e respostas)  -  12h - Encerramento  

Serviço:  Workshop - Citricultura sustentável e controle de doenças e pragas dos citros - 31 de julho de 2019 - 9 horas  - Local: Sede do Fundecitrus 

Endereço: Av. Dr. Adhemar Pereira de Barros, 201 - Vila Melhado - Araraquara/SP  - Inscrições: https://www.fundecitrus.com.br/cursos/inscricao

 

 

Comentários