É um pedido antigo dos produtores de manga brasileiros

Anvisa libera registro de fitorregulador para produção de manga

Este fitorregulador atua diretamente na floração da mangueira


Após quase quatro anos de atuação, a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) comemora junto aos produtores de manga a liberação do registro fitorregulador para produção da fruta. Ao atender um antigo pleito dos produtores de manga, a ABRAFRUTAS conseguiu que o produto "Paclo BR", com o princípio ativo Paclobutrazol, fosse aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo o diretor executivo da ABRAFRUTAS, Eduardo Brandão, a conquista só foi possível através de uma ação conjunta entre a Associação, a Valexport e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e Anvisa.

Brandão explica que a tramitação foi mais rápida que de costume, pois o produto é de baixa toxidade. " O produto é de extrema importância, pois este fitorregulador atua diretamente na floração da mangueira, com isso o produtor poderá programar a produção de manga para os períodos de entressafra", explicou Brandão.

A ABRAFRUTAS tem atuado de maneira incisiva junto ao governo para aumentar a grade de registros de defensivos em menos tempo para que o produtor saia da chamada ilegalidade involuntária. Em recentes visitas feitas a representantes do governo, a Associação tem apresentado demandas levantadas pelo setor produtivo sobre a utilização de defensivos para Minor Crops. A demanda para essas culturas chegam a quase 15 mil. *Abrafrutas

Comentários

VEJA TAMBÉM...