EECd recebeu o selo de qualidade do programa PIATV

Selo de qualidade das análises

Análise foliar é o método mundialmente reconhecido e recomendado para a avaliação do estado nutricional das plantas


O Laboratório de Ensaio Químico da Estação Experimental de Caçador, além do trabalho de apoio a pesquisa, é um importante prestador de serviços aos produtores rurais de Santa Catarina e estados vizinhos, oferecendo uma ferramenta capaz de alterar o curso da safra. Aqui, são realizadas análises químicas de nutrientes presentes em polpa de frutos de maçãs e em tecidos vegetais. "É importante destacar que esta conquista é de todos os funcionários que trabalham no laboratório com dedicação e seriedade com as análises e metodologias usadas".

A análise foliar é o método mundialmente reconhecido e recomendado para a avaliação do estado nutricional das plantas. Com a análise de outros parâmetros, serve para embasamento da recomendação de adubação de manutenção equilibrada das plantas, buscando produções em quantidade e qualidade. Os principais nutrientes analisados nas folhas são os macronutrientes Nitrogênio (N), Fósforo (P), Potássio (K), Cálcio (Ca), Magnésio (Mg), e os micronutrientes Ferro (Fe), Manganês (Mn), Zinco (Zn), Cobre (Cu) e Boro (B).

O laboratório de Ensaio  Químico recebeu o selo de qualidade do programa PIATV que atesta a qualidade das suas análises, pelo quarto ano consecutivo.  Os principais objetivos do selo são o de estimular a prática da análise foliares, controlar a qualidade do trabalho, garantir ao usuário a confiança nos resultados e o aprimoramento constante da metodologia de análise. "Esta conquista é muito importante, pois comprova a qualidade das análises foliares realizadas por este laboratório, dando segurança nos resultados para os produtores". A análise foliar permite o diagnóstico rápido da necessidade ou não de suplementação dos nutrientes, principalmente os micronutrientes, uma vez que a avaliação das condições da planta e a definição de adubação desses elementos não podem ser detectadas apenas pela análise do solo.

O Laboratório de Ensaio Químico da Estação Experimental de Caçador foi avaliado pelo Programa Interlaboratorial de Análise de Tecido Vegetal (PIATV), coordenado pelo Departamento de Ciência do Solo da Esalq/USP. "O laboratório vem sendo avaliado desde 2014, e os bons resultados nos dão o direito ao uso do selo de qualidade das análises aqui realizadas", destaca a pesquisadora Bianca Schveitzer .

O programa baseia-se no envio de amostras de tecido vegetal identificadas apenas por uma numeração para os laboratórios avaliados. A cada ano, materiais vegetais das mais variadas culturas são coletados e enviados aos laboratórios, que devem enviar os resultados de macro e micro nutrientes destas amostras respeitando ainda os prazos estabelecidos pelo programa. Apenas laboratórios com conceito de qualidade, ou seja, nota A ou B, tem direito ao recebimento do selo de qualidade a serem utilizados no ano seguinte, após o biênio de participação. Os resultados foram extraídos por meio da análise foliar - macro e micronutrientes, nos rendendo o certificado e selo do ensaio de proficiência PIATV.

As amostras podem ser enviadas diretamente para o laboratório, através do endereço EPAGRI - Laboratório de Ensaio Químico                                          

Rua Abílio Franco, 1500 - Caixa Postal: 591 - 89.500-000 - Caçador, SC -Fone: (49) 3561-6831  -    FAX: (49) 3561-2010

Responsável Técnico: Dra Bianca Schveitzer - CRQ 13100997 - e-mail: [email protected]

Comentários

VEJA TAMBÉM...