Estratégias de produção personalizadas para cada produtor

Sistema de cultivo inteligente chega à pecanicultura

Agricultura 4.0 traz sistemas integrados de cultivo para otimização dos recursos


A rentabilidade diferenciada em relação a culturas tradicionais, a crescente demanda interna e externa e o fato de ser uma cultura perene (onde não necessita replantio), são alguns dos fatores que têm impulsionado o cultivo de noz pecan.
No entanto, para atender esse exigente mercado e atingir altos níveis de produtividade, é preciso avançar no sistema tradicional de produção. Diante desse cenário, a agricultura 4.0 encontrou um terreno fértil para se desenvolver, trazendo soluções para otimizar os recursos, de forma prática, reduzindo os custos de produção e potencializando a rentabilidade.
Atenta a essa necessidade, a startup gaúcha Elysios Agricultura Inteligente, desenvolveu uma espécie de Caderno de Campo Digital para auxiliar os produtores na tomada de decisão, desenvolvendo soluções para gestão sensoriamento e rastreabilidade dos cultivos, junto à Pecan Solution. O projeto nada mais é do que um aplicativo, para auxiliar o produtor na otimização dos recursos em todas as etapas da produção.
"Desenvolvemos um aplicativo que permitem coletar dados no campo e transformá-los em informações para otimizar processos, reduzir custos e aumentar rendimentos de várias culturas. Nesse caso, criamos uma versão específica para a pecanicultura", afirma Frederico Apollo Brito, um dos fundadores da Elysios.

O aplicativo, desenvolvido em parceria com a Pecan Solution - que oferece estratégias de produção personalizadas para cada produtor - registra um cronograma personalizado para cada pomar das atividades de manejo e aplicações necessárias ao longo do ciclo do cultivo. Estas informações ficarão registradas no sistema e o progresso poderá ser acompanhado passo a passo.
"O app também possibilita enviar fotos e anotações de doenças, insetos, poda e manejos facilitando a rápida tomada de decisão com a consultoria técnica. Também será possível agendar as tarefas do pomar, ver quais foram finalizadas e quais estão pendentes", explica o diretor da Pecan Solution, Jorge Porto.
Ainda segundo Porto, com os registros feitos diariamente, é possível ter a rastreabilidade da produção, garantindo a qualidade dos cultivos em um padrão de exportação.

Para aproximar os cultivos das melhores estratégias de produção, o Caderno de Campo Digital cria um cronograma personalizado para cada pomar, onde todo desenvolvimento e produção do pomar são acompanhados pelo produtor e o técnico, a cada etapa de manejo.  Através do app é possível:

- Enviar fotos e registros de pragas, doenças, distúrbios e desastres
- Acessar orientações de fertilização, poda, tratamento e manejo
- Registrar dados de colheita
- Solicitar pedidos de produtos
- Acesso a consultoria técnica
- Facilitar tomadas de decisões baseadas em dados
- Agendar e acompanhar tarefas do pomar

Para desenvolver o sistema, a Elysios Agricultura Inteligente utiliza como base o conceito de Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Essa tecnologia torna possível o sensoriamento do cultivo e processamento dos dados, que permitem ao produtor tomar a melhor decisão possível com base nas necessidades da planta, possibilitando ganho de produtividade e um uso otimizado de água e insumos.
"Oferecemos soluções de software e hardware para o agricultor realizar a melhor decisão possível com informações precisas. Nossa solução distribui no ambiente do cultivo tecnologias de sensoriamento para as principais variáveis responsáveis pela qualidade do cultivo, como temperatura, luminosidade, umidade, irrigação e nutrientes. Além disso, permite ganho de produtividade e um uso otimizado de insumos, chegando a uma economia de água de até 80% e com metade da mão de obra", destaca Frederico, diretor da Elysios. 

Sobre a Elysios:  www.elysios.com.br/

www.facebook.com/ElysiosAgricultura/

Instagram: @elysiosagricultura

Informações para a imprensa: AgroUrbano Comunicação

Foto: Emerson Alves/AgroUrbano Comunicação

Fone/Whats: (51) 99165 0244 - www.agrourbano.com.br

www.facebook.com/AgrourbanoComunicacao

Instagram: @agrourbano_comunicacao

Comentários