Na área de fitossanidade, pesquisadores comentaram sobre principais doenças

Ciclo de palestras de atualização técnica na cultura da macieira

Mais um evento técnico da Epagri São Joaquim atualiza a pomicultura


No dia 08 de agosto foi promovido o ciclo de palestras sobre a cultura da macieira em São Joaquim, um evento promovido pela Estação Experimental da Epagri de São Joaquim, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Joaquim, Amap, Faesc/Senar, Cidasc, Assea, Nutasj e Secretaria da Agricultura e da Pesca e Agência de de Desenvolvimento Regional  de São Joaquim. Na abertura, o gerente da Unidade Engo. Agro. Marcelo Cruz de Liz falou sobre a importância do evento na contribuição técnica e troca de experiências entre os participantes, bem como  na organização dos fruticultores e do setor, visando a superação dos desafios econômicos e sociais atuais, além da busca por alternativas para a competitividade  setorial. Na sequência o secretário da Agricultura do município de São Joaquim Engo. Agro. Sandrigo Campos cumprimentou os presentes. O evento, contou com a participação de fruticultores e profissionais de agronomia  que buscam   informações, novos conhecimentos e tecnologias para serem aplicados nos seus pomares, considerando a  tecnificação da cultura e seus avanços.

Nas palestras os pesquisadores da Estação Experimental, apresentaram vários temas de importância para a maleicultura brasileira,   como o manejo e controle de pragas, pincipalmente a mosca das frutas,  buscando estratégias de  atuação através de vários métodos de controle como:  uso  iscas tóxicas, controle massal, controle químico  e envelopamento, a importância do monitoramento e uso do atrativo mais correto. Além da mosca, o pesquisador  referiu   outras pragas como as mariposas(grafolita e bonagota) o uso correto  e manejo dos ferômonios sexuais. Além disso, foi discutido que o  ácaro vermelho, é uma praga que pode ser amenizada através do correto manejo , favorecendo a população de inimigos naturais e com otimização de uso de agroquímicos.

Quanto ao uso de reguladores de crescimento, foi abordado a importância destes produtos  na época  correta e conforme as recomendações técnicas para se maximizar seus efeitos sobre a plantas e frutos, como indutores de brotação, melhorando toda fisiologia da planta e, proporcionando melhor formação e retorno de gemas floríferas. Estes fitoreguladores proporcionam maior frutificação efetiva, plantas mais equilibradas,  facilidade no uso dos raleantes químicos e retardadores de maturação. Enfim existem uma séria de práticas  que podem proporcionar bons resultados, desde que   usados de forma e na época correta, facilitando em muito os ganhos de eficiência em termos de mão de obra, qualidade de frutos e aumento de produtividade dos pomares.

Na área de adubação de solo e nutrição de plantas foi referida a importância do manejo dos principais elementos químicos  para macieira como potássio, nitrogênio, cálcio magnésio, boro e zinco, matéria orgânica e suas relações, de forma a obter plantas com vigor equilibrado, frutos de  qualidade , pomares produtivos,  frutos com capacidade de armazenamento e com qualidade para comercialização,  objetivando sempre produções constantes e de qualidade.

Na área de fitossanidade, os pesquisadores comentaram sobre as principais doenças da macieira com mancha foliar da gala, uma doença que a cada safra vêm  tornando-se um problema em nossa região, principalmente em anos com temperatura altas e anos chuvosos. Sobre esta doença os fruticultores devem ficar mais atentos pela sua gravidade e velocidade de disseminação, pois ela ataca folhas e frutos. Importante observar  as condições climáticas para tratamentos preventivos, plantas com boa luminosidade e variedades resistentes.

Foram abordados, também outras tecnologias da Epagri como o sistema agroalerta - agroconnect , que consiste numa rede de estações metereológicas, capazes de gerar informações climáticas  e modelos agrometeorológicos das principais doenças da macieira como mancha da gala, sarna e podridões. Estas tecnologias podem auxiliar os produtores nas  estratégias de controle da sarna da macieira, outra doença importante que pode ser manejada através do uso do modelo agroalerta.

Finalizando o ciclo de palestra comentou-se sobre o cancro europeu das pomáceas, uma importante  doença  que vêm atacando a maleicultura do sul do Brasil. Esta doença têm desencadeado um trabalho intenso das instituições , para que  no curto médio seja possível  erradicar a mesma do Brasil. A mesma pode comprometer todo setor, devido sua agressividade, causando a morte de plantas, afetando a qualidade dos frutos e produtividade dos pomares, bem como aumentado o custo de produção. A disseminação desta doença é  rápida e a mesma encontra condições  de temperatura entre 11-16° C e precipitação de mais de 1600 mm anuais. Esta doença está se estabelecendo em nossa região, facilitada pela fácil disseminação e posterior infecção nas plantas. Este é  um trabalho de conscientização que todos são responsáveis com   práticas  fitossanitárias preventivas e culturais de controle para  erradicação deste fungo dos pomares.

Enfim o evento proporcionou o repasse  de  muitas informações  e tecnologias sobre a cultura, fundamentais para aumentar o conhecimento técnico dos  fruticultores e profissionais da área. Além disso  proporcionou a formação de pessoas  mais atualizadas e capazes de aplicar o conteúdo adquirido nos seus pomares. Estes conhecimentos certamente possibilitarão ganhos de eficiência de mão de obra, qualidade de frutos e produtividade  , resultando em  maior renda na sua atividade, reduzindo custos de produção e gerando novos investimentos na atividade.

*Marcelo Cruz de Liz - e-mail - [email protected] - [email protected] ou Estação Experimental da Epagri em São Joaquim: (49) 3233-8448

 

 

Comentários