No evento JF também comemorou 20 anos do caderno para Enfrute e Senafrut

Fraiburgo sediou um dos eventos mais importantes da Fruticultura brasileira

Nos 30 anos do Jornal e Revista da Fruta, é selado parceria dos veículos com a Epagri em SC


Quando iniciamos em agosto de 1989 com a publicação do Jornal da Fruta focado no conteúdo de matérias e artigos técnicos em frutas de Clima Temperado e Tropical, encontramos na EPAGRI uma grande parceira na difusão de novas tecnologias, pesquisas, material técnico-científico para atender nossos pomicultores com circulação no Sul, Sul de Minas e Sudeste de São Paulo, onde se concentra a produção de frutas temperadas, além das uvas de mesa no Vale do São Francisco (Petrolina/Juazeiro).

Foram centenas de milhares de Dias de Campo na Serra Catarinense nos polos de Pesquisa de frutas temperadas em Caçador, Videira e São Joaquim (maçã, pera e uvas viníferas) e também com banana em Itajaí e mais maracujá e uva Goethe em Urussanga.

A parceria teve seu ápice quando numa viagem para cobrir mais um evento frutícola em São Joaquim, o editor Lauro Gomes e os pesquisadores José Luiz Petri  e Luiz Antônio Palladini conversavam na viagem como seria elaborar evento técnico-científico para ser realizado anualmente. Dessa conversa nasceu o ENFRUTE (Encontro Nacional da Fruticultura de Clima Temperado) que na sua 1ª edição (setembro de 1998) foi publicado somente a programação. Mas nos próximos anos o Jornal da Fruta com apoio dos pesquisadores, produtores e empresas da cadeia da maçã, editou um caderno especial e exclusivo para o evento, que completou 20 anos em 2019.

Contudo, num outro evento frutícola de maçã, a Estação Experimental de São Joaquim, fez um Seminário de Frutas Temperadas denominado SENAFRUT. Passaram três anos e os pesquisadores concluíram que deveriam somar e não dividir, onde houve consenso de realizar Enfrute em anos ímpares e Senafrut em anos pares. Com este acordo inteligente, a pomicultura brasileira ganhou e muito e hoje é sucesso nacional e internacional ambos eventos, que reúne toda cadeia da Fruticultura Temperada brasileira e são debatidos e atualizados toda a Pesquisa, lançamentos de novas tecnologias de produção e manejo de frutas e controle de pragas e doenças nas fruteiras, lançamento de novas variedades de maçã, uva, pera, pêssego, ameixa e nectarinas; e também as empresas que lançam novos produtos, máquinas e tecnologias à cadeia do HF brasileiro.

Fraiburgo sediou um dos eventos mais importantes da Fruticultura brasileira

A 16ª edição do Encontro Nacional Sobre Fruticultura de Clima Temperado (Enfrute) foi aberta oficialmente nesta terça-feira (23/07) na cidade de Fraiburgo-SC. O evento é promovido pela EPAGRI, UNIARP, Prefeitura de Fraiburgo e EMBRAPA (Uva e Vinho e Clima Temperado).

Conta com apoio do Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Agricultura e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de SC (FAPESC).

O Encontro é um dos eventos mais importantes da Fruticultura brasileira. O seu principal objetivo é ser um fórum de apresentação e discussão de novas tecnologias de produção para a Fruticultura. Nesta edição, foram 27 palestras na área da fruticultura de clima temperado, com renomados palestrantes brasileiros e internacionais, abordando temas como: Sistema de condução e manejo da planta para altas produtividades, Diversificação de negócios na propriedade frutícola: processamento de Frutas, cultivares de macieira: cenário internacional e nacional, lançamento de Cultivares, reciclagem de matéria orgânica na fertilização do solo: experiências em frutíferas de clima temperado, entre outros.

O evento contou também com exposição de produtos e equipamentos, em mais de 100 estandes com empresas do setor.

Cerca de mil pessoas por dia participaram do evento no Parque da Maçã em Fraiburgo. São produtores rurais, técnicos, pesquisadores, professores, estudantes e empresas da fruticultura. A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) é parceira da Epagri no evento há mais de 20 anos.

Homenagens - A abertura da 16ª edição do Enfrute teve ainda um momento de homenagens. O ato foi coordenador pelo pesquisador José Luiz Petri, da Epagri. Receberam homenagens: Luiz Antônio Palladini, coordenador do programa de Fruticultura da Epagri, Lauro Gomes, jornalista (Jornal da Fruta) e Aparecido Lima da Silva, professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais de 13 mil participantes - Ao longo das 15 edições já realizadas do Enfrute, foram apresentadas mais de 75 palestras internacionais e 340 nacionais em diferentes áreas que envolvem a Fruticultura de clima temperado, totalizando mais de 13 mil participantes entre técnicos, fruticultores, pesquisadores e acadêmicos.

Na busca de uma fruticultura cada vez mais competitiva, o evento tem buscado trazer as últimas informações das inovações tecnológicas do setor, desenvolvidas ou em desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Tag City - Foi lançado durante o Enfrute o Tag City, um aplicativo criado para divulgar os atrativos do município de Fraiburgo. A apresentação foi feita pela prefeita Claudete Gheller. Segundo ela, trata-se de um canal de comunicação entre o trade turístico e os visitantes, facilitando a interação instantânea com o turista.

"Pela primeira vez, os gestores públicos terão acesso a um banco de dados capaz de mensurar o perfil  do turista que visita Fraiburgo", comentou.

Comentários