Pela 1ª vez um trabalho científico comprova os efeitos positivos para a saúde

Estudo de mestrado comprova efeitos positivos do suco de uva branco para a saúde

Dissertação de Mestrado de Caroline apresentará resultados com suco de uva branco


Pela 1ª vez um trabalho científico comprova os efeitos positivos para a saúde decorrentes da suplementação alimentar feita com suco de uva branco. Entre os resultados, chama a atenção dos pesquisadores, o aumento de HDL, popularmente conhecido como o colesterol bom, e a redução de peso e medidas, com um possível impacto na redução da incidência de doenças cardiovasculares.

A descoberta faz parte da dissertação de Mestrado Efeitos da Suplementação de Suco de Uva Branco sobre as Medidas Antropométricas em Mulheres, que será apresentada nesta sexta-feira, dia 18 de agosto, pela biomédica Caroline Zuanazzi, no Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul. A dissertação foi orientada pela professora Mirian Salvador.

É sabido que os compostos fenólicos encontrados nas uvas e seus derivados podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares e diminuir a pressão arterial. A literatura científica já listou os benefícios para a saúde humana do consumo dos produtos derivados da uva, especialmente o vinho e o suco de uva, tais como, por exemplo, a capacidade de neutralizar os danos oxidativos causados pelos radicais livres, a prevenção da hipertensão e das disfunções cardiovasculares, e a atividade anticarcinogênica. No entanto, esses estudos sempre estiveram mais focados no consumo do vinho e do suco de uva tinto. Não havia na literatura, estudos que comprovassem que esses mesmos resultados se repetiriam com relação ao consumo de suco de uva branco.

O projeto de Mestrado de Caroline buscou, então, preencher essa lacuna de conhecimento. Seu objetivo era avaliar os efeitos benéficos da ingesta de suco de uva branco, estudando os possíveis efeitos da suplementação da bebida sobre medidas antropométricas, pressão arterial, glicemia, perfil lipídico e danos oxidativos em mulheres saudáveis.

Para auxiliar na comprovação de suas hipóteses de pesquisa, Caroline teve a colaboração de um grupo de 25 voluntárias (mulheres entre 50 e 67 anos) do Programa UCS Sênior - Educação e Longevidade, que reúne pessoas a partir de 50 anos para compartilharem experiências de aprendizagem e convívio social.

Durante 30 dias, as voluntárias, mediante acompanhamento nutricional, foram orientadas a ingerir 7ml/Kg peso/dia de suco de uva branco, mantendo uma dieta ajustada para manutenção do valor calórico total.

Nesta sexta-feira, dia 18, ao fazer a defesa pública da sua Dissertação de Mestrado, Caroline apresentará os resultados que mostram, pela primeira vez, a capacidade do suco de uva branco na modulação de parâmetros antropométricos e bioquímicos em mulheres adultas. Mesmo com menor teor de polifenóis do que o suco de uva tinto, o suco de uva branco foi capaz de aumentar o colesterol HDL, e diminuir o IMC e a circunferência da cintura e do abdômen. Não foram observadas alterações na glicemia, insulina e nos níveis de óxido nítrico ou nos marcadores de danos oxidativos. Saiba mais sobre sobre a dissertação (http://www.ucs.br/site/noticias/12638/) no site www.ucs.br.

Professora Mirian Salvador (à esquerda) e a mestranda Caroline Zuanazzi - Foto: Claudia Velho

Comentários