Valor da obra R$ 20,00 e pedidos por email

Embrapa lança livro sobre Cancro europeu no Brasil

Dados meteorológicos coletados e processados pela Embrapa facilitam trabalho para pomicultor


Considerada uma das piores doenças que ataca os pomares de maçã no mundo, o cancro europeu ganha destaque na produção científica do Brasil, com a publicação elaborada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).  Segundo Silvio André Meirelles Alves, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e um dos editores da obra, essa é a primeira publicação a tratar exclusivamente da temática do Cancro Europeu no Brasil. "Nossa ideia foi reunir neste livro informações obtidas desde a entrada da doença ao Brasil, em 2011, até às principais orientações para o seu controle até o momento, as quais foram definidas ao longo da realização de Projetos de pesquisa que contaram com o aporte financeiro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento", relata ele.

Alves também foi o coordenador do Projeto "Cancro europeu das pomáceas - uma ameaça à pomicultura brasileira: diagnóstico, impacto econômico, epidemiologia, controle e transferência de tecnologia", cujos resultados deram origem ao livro; para o pesquisador os avanços ainda não garantiram a eliminação completa da doença, mas possibilitam uma convivência sem prejuízos na produção, caso sejam seguidas as recomendações técnicas obtidas pela pesquisa.

Ao longo das 190 páginas, organizadas em treze capítulos, os 26 autores de diferentes instituições de pesquisa, extensão rural, universidades públicas e privadas, dividiram-se na tarefa de relatar a história recente do Cancro no Brasil. Para a pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho e também editora da publicação, Ana Beatriz Czermainski, o livro traz mais subsídios para pesquisas e ações futuras na continuidade do enfrentamento do problema do Cancro.
Ana Beatriz destaca que foi possível identificar novas possibilidades de melhorar o conhecimento epidemiológico do Cancro e de outras doenças, mas que ainda há espaço para mais avanços, sobretudo quando for possível associar os dados meteorológicos coletados e processados pela Embrapa aos dados de severidade registrados pelas empresas privadas produtoras de maçã. É uma rotina que poderá ser estabelecida", complementou.

O livro "O Cancro Europeu no Brasil" está sendo comercializado ao custo de R$ 20,00 na Sede da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, e na Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado, em Vacaria. *Viviane Zanella/Maria Francisca Canovas

Mais informações sobre o projeto, publicações técnicas e outros dados sobre o cancro europeu estão disponíveis em http://ow.ly/emlA30hJ4Zl

Serviço:


Livro: O Cancro Europeu no Brasileira

Editores técnicos: Sílvio André Meireles Alves e Ana Beatriz Czermainski

Entidades apoiadoras: ABPM, Agapomi

Aquisições: Embrapa Uva e Vinho ou pelo email: [email protected]

 

Comentários