Veja o que a SPE faz no setor

Tratamento nas videiras com pulverização eletrostática

Tecnologia eletrifica as gotas que são atraídas pela planta gerando uma aplicação uniforme, com menos água e produto


  • Depois da poda nos vinhedos, tem início a brotação e, com isso, abre-se também o período de cuidados para prevenir doenças e reduzir as fontes de sobrevivência dos fungos que atacam as plantas. Quando se fala em pulverização muitas são as novidades em maquinários e produtos, e neste ano a pulverização eletrostática ganha atenção. É um sistema elétrico instalado no pulverizador convencional, onde os bicos hidráulicos são substituídos por bicos pneumáticos que conduzem carga em cada gota de tratamento. O resultado está na disposição uniforme e controlada dos agrotóxicos, evitando a contaminação ambiental e dos aplicadores, além do acúmulo de resíduos nos produtos finais, especialmente no caso da uva ou outras frutas vendidas in natura. Entre os benefícios está ainda a economia de água e produto. Mas, atenção, o manejo do vinhedo deve ser controlado, caso contrário sua pulverização será um desastre.
  • No momento da pulverização convencional, as gotículas, devido as suas pequenas massas, possuem pouca energia cinética (relacionada ao movimento), o que faz com que suas capturas pelos alvos sejam reduzidas e também que a evaporação e deriva se acentuem. Pesquisas indicam que a evaporação de gotas é um dos principais fatores de desperdício de agrotóxico nas aplicações. Durante um processo de pulverização, o campo de gotas produzidas por um bico hidráulico é extremamente desuniforme, onde existe uma grande porcentagem de gotas que são perdidas por evaporação. A pulverização eletrostática se apresenta como uma solução tecnológica para aumentar a eficiência de utilização de pequenas gotículas, reduzindo as perdas para o solo ou mesmo por evaporação.
  • O sistema foi criado na década de 1960 nos Estados Unidos e, embora já seja utilizado por agricultores de muitos países, é uma inovação para o setor no Brasil. Um dos motivos é que os pulverizadores eletrostáticos importados ou mesmo construídos no país têm alto custo de investimento, inviabilizando a tecnologia para pequenos e médios produtores. Há aproximadamente três anos foram criadas empresas no mercado brasileiro que fazem a transformação do pulverizador convencional em pulverizador eletrostático a custos mais acessíveis.
  • De acordo com o engenheiro agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater RS/ASCAR), Enio Todeschini, na pulverização tradicional há uma perda média de 60% das gotas que saem dos bicos, seja por deriva ou evaporação, o que na pulverização eletrostática diminui para 5%. "Outro grande diferencial é que no sistema convencional se usa mais água, uma média de 400 a 500 litros, onde na eletrostática fica por 100 a 200 litros. Contudo isso gerou dúvidas na dosificação, porque se antes, perdendo 60% das gotas o sistema funcionava, porque usar a mesma dosagem? Isso está sendo pesquisado para tornar o sistema ainda mais eficiente", explica Todeschini. A pulverização eletrostática foi um dos assuntos abordados durante o Dia de Campo da Emater, promovido em setembro de 2015 na cidade de Flores da Cunha/RS.
  • Gotas eletrizadas precisamde manejo adequado
    Para ter uma pulverização eletrostática, o produtor precisa adquirir o sistema - entre compra e instalação o investimento varia de R$ 12 mil a R$ 15 mil -, que é instalado no pulverizador convencional. Os bicos hidráulicos são substituídos por bicos pneumáticos, acompanhados por caixa de comando, central e carregador. Esses bicos pneumáticos conduzem em cada gotícula, que é menor que no sistema convencional, uma carga eletrostática que, pelo fenômeno de indução, é atraída pela videira que tem carga oposta por estar aterrada - cargas de polaridades opostas se atraem e semelhantes se repelem, por isso as gotículas não se chocam uma nas outras. Com isso, cada espaço da planta conduzirá uma gotícula, tendo um tratamento distribuído uniformemente pelas folhas, ramos e troncos. Com isso, a pulverização eletrostática se torna uma alternativa promissora para redução de perdas na aplicação de agrotóxicos e economia de água. 
  • Veja o que a SPE faz no setor - Sistema de Pulverização Eletrostático - https://www.youtube.com/watch?v=eSKENy3bQns

Comentários