Agricultores de Santa Cruz do Sul recebem mudas de morango
Emater/RS-Ascar realizou a entrega de mudas de moranguinho para agricultores do município de Santa Cruz do Sul
Durante o mês de maio, a Emater/RS-Ascar realizou a entrega de mudas de moranguinho para agricultores do município de Santa Cruz do Sul. Ao todo, foram distribuídas cerca de 20 mil mudas de morangos das variedades Albion, Sanandreas e Camarosa, produzidas nas propriedades rurais dos agricultores Sandra Wendler e Manildo Friedrich, residentes no interior do município.
A ação tem como objetivo qualificar a produção e atender a demanda de consumo local. "Todos os anos apoiamos os pequenos produtores que estão na atividade e querem aumentar a área cultivada e também os iniciantes, que possuem pouco conhecimento na produção de morangos e querem diversificar os produtos de sua propriedade", explica o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Vilson Pitton. Foram beneficiadas com as mudas de morango cerca de 30 famílias de Santa Cruz do Sul e também da região do Vale do Rio Pardo. Também segundo o extensionista, a demanda por morango no mercado local é grande, pois os produtores locais não conseguem atender a necessidade de mercado desta fruta para o município, o que faz com que grande volume do que é comercializado venha de outras regiões do Estado, principalmente do Vale do Caí.
Em Santa Cruz do Sul, atualmente, 35 famílias estão envolvidas com a produção de morango, sendo cultivados nessas propriedades rurais cerca de três hectares com a fruta, com uma média de produção de 0,50kg/planta por safra. "Mas, se bem conduzida, a produção pode ser bem maior, podendo chegar a 0,80kg/planta por safra", frisa Pitton. A produção local é comercializada nas feiras rurais, supermercados, para a alimentação escolar por meio da Cooperativa Regional de Alimentos Santa Cruz Ltda (Coopersanta), fruteiras e consumidor final.
Ainda segundo Pitton a época para plantio tem início no mês de abril até meados do mês de junho, podendo ser realizados em sistema de solo ou em bancada, com substrato. Já a colheita, para as variedades mais precoces, de dia curto e plantadas em abril, como a Camarosa, iniciará no mês de julho. Para as variedades consideradas de dia neutro, como a Albion e Sanandreas, a colheita pode se estender até o final do ano. *Emater/RS-Ascar