Ao realizar visitas no semiárido nordestino, na sexta-feira (15/02), com o objetivo de conhecer os problemas próprios da região, em especial, os que comprometem diretamente os pequenos produtores, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que retornará no prazo de três meses com medidas concretas que venham gerar emprego e renda para a região. A afirmação foi feita durante visita na fazenda Agrícola Famosa, localizada em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Com mais de 7 mil hectares, sendo que 3 mil são dedicados ao cultivo de melão e melancia, famosa é considerada uma das maiores produtoras exportadoras de melão do país.
Durante a visita, Tereza Cristina foi acompanhada do presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Luiz Roberto Barcelos, que relatou os problemas que afetam a região. Falou ainda sobre os problemas relacionados a mosca-das-frutas. Segundo ele, os grandes produtores trabalham sistematicamente em prol do monitoramento dessa praga, visto que estas já são práticas rotineiras para as exportações. Porém, os pequenos produtores não tem feito esse acompanhamento justificando-se pela falta de assistência técnica, custos e outros e isso acarreta sérios problemas.
Tereza Cristina ao final da visita afirmou que é preciso que as políticas públicas cheguem ao produtor sem interpostos, com assistência técnica e credito abundante. * MAPA