A cidade é uma das principais fornecedoras de hortifrútis para a Ceagesp e também para outras principais Centrais de abastecimento do País. Com a economia voltada exclusivamente à agricultura, ela se destaca na geração de emprego no campo. Um exemplo do potencial que ela possui é que Piedade é uma das maiores produtoras de Morango do Brasil. Piedade, município há 128 quilômetros de distancia de São Paulo, região de Sorocaba, possui cerca de 80% do PIB ? Produto Interno Bruto voltado exclusivamente para a agricultura. A população rural só vem crescendo anualmente na região.
Sendo que entre os anos de 70 e 90, por exemplo, ela foi a maior produtora de cebola do País. E não somente nisso, outro fator que colaborou com a horticultura foi a imigração japonesa. Hoje, ela se destaca no cultivo de algumas frutas como caqui, laranja, pêssego e morango. Este por último, por exemplo, representa cerca de 30% da produção do Estado. Além de abastecer o mercado interno, a fruta também é exportada. No ano passado, Piedade conseguiu vender 20 toneladas para o Japão.
A questão é que a cidade é uma das principais fornecedores de alimentos FLVs ? Frutas, Legumes e Verduras para a CEAGESP. De acordo com os dados da diretoria de Agricultura de Piedade, cerca de 160 produtos na zona rural eram enviados à Central de Abastecimento de São Paulo.
Uma das hortaliças mais produzidas é a alface. Segundo os dados da CONAB ? Companhia Nacional de Abastecimento, em dezembro de 2017, mais de 3 toneladas foram distribuídos para as principais Ceasas do País. Isso a coloca em primeiro lugar dos municípios que ofertam este produto.
Outro item como a cenoura, nesse mesmo período, foram mais de 5 ton, ficando atrás apenas de Patos de Minas (MG), com 7,6 ton.