Colheita da maçã é aberta oficialmente em Vacaria
5d71b5d794d1e22df25df4e320ae3d8a_G.jpg
Com a expectativa de uma das safras de maçã mais extraordinárias de sua história em termos de qualidade, a colheita da maçã foi aberta oficialmente nesta sexta-feira, dia 3, em Vacaria, município que responde por pelo menos 50% da produção da fruta no Rio Grande do Sul, com a presença do governador José Ivo Sartori.
De acordo com o presidente da Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi), Eliseu Boeno, a produção é considerada excelente, e o potencial de colheita está estimado em 430 mil toneladas ante as 411 mil toneladas colhidas em 2016. No país, a expectativa é de sejam colhidas pelo menos um milhão de toneladas da fruta.
Para ele, as condições climáticas foram fundamentais para uma safra maior e de melhor qualidade.
?O frio ajudou, a primavera teve noites frias e contribuiu. Houve perdas pontuais com o granizo, mas o clima é de otimismo?, disse.
O volume previsto deve atender plenamente a demanda brasileira pela fruta e garantir excedentes que serão exportados. Na última semana de janeiro intensificou a colheita da variedade Gala, que corresponde a 60% da produção. Já a Fuji, que ocupa 30% da produção, terá a colheita iniciada no mês de março. A colheita segue até o final de abril, com a variedade Pink Lady.
- ·Roberto Costa Arantes/Portal Leouve.com.br