Interessados em participar da implantação do novo Ceasa têm até 12 de novembro para se cadastrar
Podem participar quaisquer empresas interessadas no projeto
Termina no dia 12 de novembro de 2017 o prazo para cadastramento dos interessados em participar do chamamento público do Governo do Estado de São Paulo para realização de estudos visando à implantação, operação e manutenção do Novo Centro de Abastecimento Alimentar em São Paulo, em parceria com a iniciativa privada - o Novo Ceasa.
Importante ressaltar que este é o prazo para cadastramento dos interessados em apresentar as propostas, e não para envio delas, que deve feito em até 60 dias após esta data. O cadastramento deve ser realizado na Plataforma Digital de Parcerias do governo estadual. Esclarecimentos de dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].
A mudança do local do Ceasa está sendo realizada por parceria entre Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura Municipal. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e da Secretaria de Governo, tem a responsabilidade de coordenar a elaboração da proposta do novo entreposto, enquanto Prefeitura Municipal e Governo Federal são responsáveis pelas propostas de ocupação do atual terreno, na Vila Leopoldina, para quando ele for gradualmente transferido para o novo local.
De acordo com o edital do Chamamento (consulte clicando aqui), os participantes deverão levar em conta na elaboração de suas propostas os seguintes pontos: aquisição de terreno, construção de estruturas físicas e respectivas infraestruturas de apoio suficientes para atendimento de aproximadamente 50 mil frequentadores por dia; instalação de cerca de 4 mil atacadistas de alimentos e capacidade de movimentar pelo menos 7 milhões de toneladas de alimentos ao ano.
Podem participar quaisquer empresas interessadas no projeto, entre consultorias, futuros concorrentes à operação, agentes financiadores, dentre outros. Os participantes deverão apresentar estudos de construção, implantação, modelagem operacional, econômico-financeira, jurídica e, principalmente, uma alternativa de espaço de funcionamento, já que a atual localização do Ceagesp acaba provocando gargalos logísticos, por se localizar em região de grande movimento dentro da cidade de São Paulo.
Histórico e parceria - O Ceasa foi construído pelo Governo do Estado de São Paulo na década de 1960, quando a Lapa ainda era considerada um bairro mais afastado da cidade. Desde que foi criado, o Ceasa foi rapidamente engolido pelo crescimento da cidade, ao mesmo tempo em que via crescer seu volume de negócios. Atualmente, passam pelo local pelo menos 7 milhões de toneladas de alimentos por ano, o que denota a escala regional/estadual desses serviços.