Feibanana debaterá este tema e outros mais no evento

Controlando nematóides no bananal

Para controlar a alta população de nematóides existem vários métodos


Existem muitas pragas responsáveis por causar prejuízos na agricultura, e uma das mais importantes para a bananicultura são os nematóides, em suas diferentes espécies, atacando todos os sub-grupos de banana. Os nematóides são vermes nativos do solo, na grande maioria das vezes já estão presentes no local onde será implantado o bananal, no qual penetram as raízes das bananeiras, sugando a seiva para se alimentar, acarretando desbalanço nutricional na planta, necrozando as raízes e servindo de porta de entrada para doenças importantes como Mal-do-Panamá. Dessa forma a planta fica raquítica, atrasada em relação as outras plantas da área, e até mesmo podendo tombar pela baixa quantidade de raízes, o que levará o bananal a

improdutividade e consequentemente sua decadência.

Para controlar a alta população de nematóides existem vários métodos, dentre eles os defensivos a base de moléculas agressivas, que acabam não só com os nematóides, mas também a fauna benéfica presente no solo, o que é péssimo para o equilíbrio do ambiente radicular, além de ser muito danoso para o meio ambiente e a saúde do aplicador. Os produtos biológicos já vem sendo muito utilizados, principalmente a base de fungos, porém, estes trazem uma certa incerteza, pois as condições para a sobrevivência dos fungos têm que ser fornecidas pelo produtor, de acordo com a exigência de cada espécie, começando pelo transporte e armazenamento, pois são seres vivos muito sensíveis e podem morrer nessas fases, como também podem não se adaptar ao ambiente onde serão aplicados, exigindo tempo para sua estabilização na área.

Com isso temos a opção dos produtos naturais, a base de extratos vegetais, especificamente o Protector NM, o qual tem um custo-benéficio excelente, já com ótimos resultados em diferentes regiões do Brasil, como Bahia, Minas Gerais e Sergipe. O Protector NM tem ação nos ovos,jovens e adultos, o que aumenta sua eficiência na redução da população, junto com um trabalho de enriquecimento do solo com matéria orgânica.

Este e mais assuntos da bananicultura você verá na Feibanana em Registro/SP, dias 29, 30 e 31 de março. Veja programação.

Comentários