Amap se mostra otimista e prevê safra de 300 mil toneladas de Maçã para São Joaquim
Em plena safra da maçã, pomicultores estão otimistas com produtividade e qualidade do fruto
A Associação de Produtores de Maçã e Pêra da Região de São Joaquim a AMAP em sua primeira reunião de 2015 relatou um grande otimismo em relação a safra de 2015 onde a projeção da produção de maçã deverá se aproximar ou mesmo superar a marca 300.000 toneladas.
A qualidade do fruto também é superior em relação aos anos superiores onde uma porção de fatores garantiu uma boa evidência de melhoramento frutífero, principalmente na aceitação do mercado que se consolidada com uma demanda cada vez maior, necessitando de maçã todos os meses.
O Armazenamento de maçã também melhorou e em 2015 o mercado deverá fornecer aditivos para a economia joaquinense com o manufaturamento de dezenas de novas câmaras frias e packings de processamento como a Nova Serrana e a Schio.
A ideologia da Amap agora é criar uma radiografia do setor da maçã e concentrar dados precisos de número de Câmaras frias com atmosfera controlada e o número de áreas cobertas com telas.
O valor da maçã não deve baixar em relação aos outros anos, a prospecção é de que se mantenha o mesmo valor ou então que haja um possível aumento em relação à economia atual.
Americano Terence Lee ministrá curso em São Joaquim sobre raleio de precisão
A Associação dos Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense - ASSEA em parceria com a Associação de Produtores de Maçã e Pêra da Região de São Joaquim - AMAP trouxe na 3a feira passada (13) para São Joaquim o renomado professor da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos o fisiologista Dr. Terence Lee Robison, que trabalha nesta área com o objetivo de resolver os problemas práticos da produção de frutas, aumentando a rentabilidade e a força dos produtores de frutas em todo o mundo e já esteve em São Joaquim por duas vezes promovendo um curso de Manejo de pomares para altas Produtividades e um curso sobre Fisiologia Vegetal.
Terence apresentou agora diversas novidades no Manejo de Pomares, assim como ele observou o desenvolvimento e manejo da maçã no mundo com foco no Raleio de Precisão e Mecanização do Pomar.