Estão abertas as inscrições para o curso ?Gestão de redes de agroecologia: interação para o desenvolvimento rural sustentável?, em 30 e 31 de agosto de 2016, em Jaguariúna/SP. Promovido pela Embrapa Meio Ambiente (Jagueriúna, SP), conta com especialistas deste centro de pesquisa agropecuária, da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de Viçosa.
O evento tem por objetivo promover a capacitação em métodos de gestão de redes de Agroecologia, requisito essencial ao fortalecimento de ações integradas para o desenvolvimento rural sustentável. Os conteúdos do curso são também adaptáveis à gestão de outras modalidades de arranjos interinstitucionais, tais como associações, consórcios e conselhos com enfoque ambiental.
Conforme relata Francisco Corrales, coordenador do curso, ?a aplicação de métodos participativos de cooperação entre agentes de desenvolvimento rural oferecem importantes instrumentos para lidar com os desafios tecnológicos e socioambientais presentes no meio rural brasileiro?. Corrales afirma ainda que as articulações entre instituições ? governamentais e da sociedade civil - atuantes em formato de redes encontram-se em franco processo de expansão, com demandas para o aperfeiçoamento dos seus processos organizacionais.
?Os avanços promovidos por articulações, associações, conselhos, consórcios, dentre outros, são amplamente potencializados pelo domínio de métodos de gestão voltados ao aprimoramento desses arranjos interinstitucionais?, acredita.
A Agroecologia constitui um campo de conhecimento que promove o diálogo de saberes tecnológicos e organizacionais, promotores de processos de desenvolvimento rural sustentáveis. A Embrapa Meio Ambiente, juntamente com um amplo arco de instituições regionais, integra a Rede de Agroecologia do Leste Paulista. Essa rede tem um histórico de mais de vinte anos, de promoção de iniciativas territoriais de transição para estilos avançados de agricultura nos aspectos sociais, econômicos e ambientais no campo. Tem buscado também estabelecer conexões com outras redes de Agroecologia no Estado de São Paulo e em Estados da Federação. Para alcançar esse propósito, um dos componentes fundamentais tem sido a busca de qualificação das articulações entre diversos segmentos da sociedade, em dimensões participativas de elaboração, implantação e avaliação de processos em formato de Redes de Agroecologia.
Durante o curso serão tratados temas relacionados ao histórico, conceitos e fundamentos da Agroecologia; princípios da organização em rede e da cooperação em processos coletivos; políticas públicas em Agroecologia e o papel das redes sociotécnicas; gestão de redes de Agroecologia e estudos de caso e; redes alimentares alternativas e novas relações produção-consumo na França e no Brasil. Também haverá trabalhos em grupos, para o exercício de ações em redes sociotécnicas promotoras da sustentabilidade do meio rural.
As vagas são limitadas e as inscrições (taxa de R$ 150,00) podem ser realizadas até 23 de agosto de 2016.
A programação e as informações necessárias às inscrições podem ser conferidas em:
https://www.cnpma.embrapa.br/eventos/links/redesagroecologia.html