Escola Família Agrícola inicia atividades em Caxias
Iniciativa importante para filhos dos produtores, além de estudar, aprendem trabalhos no campo e nos pomares
A Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra), que antes funcionava em Garibaldi, desde o dia 6 deste mês foi transferida para Caxias do Sul. O novo prédio fica na 3ª Légua, em frente à igreja, no antigo seminário dos Paulinos. Conforme a coordenadora institucional, Fernanda Flores, um dos motivos para a mudança foi a busca de um espaço maior.
A escola tem 26 alunos de nove municípios da região e é voltada para filhos de agricultores. Eles fazem o curso Técnico em Agropecuária, que está com matrículas abertas para outras 30 vagas. Os estudantes fazem ao mesmo tempo o Ensino Médio e o curso profissionalizante. Para ingressar na instituição, é necessário ter concluído o Ensino Fundamental e residir no interior em todas as cidades que compõem o núcleo da Serra. Os documentos necessários são fotocópia da certidão de nascimento ou casamento, foto 3 x 4, CPF, carteira de identidade e Bloco do Produtor.
A metodologia utilizada é a pedagogia da alternância. Os estudantes passam uma semana na Escola, com reforço no conteúdo teórico. Na semana seguinte, eles vão para casa onde devem colocar em prática a teoria aprendida.
As matrículas seguem até o dia 25 de fevereiro ou até o esgotamento das vagas. Mais informações pelo telefone (54) 9952-7914 ou pelo email[email protected]