Informações sobre Calagem, Adubação e Contaminação em Solos de vinhedos são reunidas em livro
O documento nº 100, lançado pela Embrapa Uva e Vinho, da Embrapa de Bento Gonçalves, pode ser considerado um marco na vitivinicultura brasileira
Recentemente, foi lançado um livro com o título "Calagem, adubação e contaminação em solos cultivados com videiras".
O documento nº 100, lançado pela Embrapa Uva e Vinho, da Embrapa de Bento Gonçalves, pode ser considerado um marco na vitivinicultura brasileira, trazendo informações confiáveis da pesquisa para orientar quem atua na área. Os editores técnicos são grandes pesquisadores da área: George Wellington Bastos de Melo, Jovani Zalamena, Gustavo Brunetto e Carlos Alberto Ceretta.
Em um trecho da apresentação do documento, Mauro Celso Zanus Chefe-Geral da Embrapa Uva e Vinho, relata:
"Esta publicação é o resultado de anos de experimentos, observações, projetos, parcerias e, sobretudo, de dedicação e criatividade de pesquisadores e estudantes que resultaram em um acúmulo de conhecimentos e tecnologias de grande importância para fortalecer a área de manejo do solo, adubação e redução da contaminação ambiental na matriz água-solo-planta. São informações relevantes para orientar técnicos e produtores sobre as recomendações de adubação, diagnóstico nutricional, manejo de plantas de cobertura e mitigação dos efeitos tóxicos do cobre e outros metais pesados, de modo que se possam tomar decisões de manejo do vinhedo com base em parâmetros técnicos consistentes e adequados à realidade da viticultura brasileira. Além de ser uma oportunidade de apresentar o bem-sucedido resultado de uma parceria ampla e diversificada, certamente o conhecimento aqui sistematizado permite não apenas mostrar o conhecimento acumulado, mas promover melhorias no sistema de produção da videira, contribuindo para uma viticultura tecnicamente viável e ambientalmente sustentável."
Mais no face Portal Vitivinicultura - Leandro Ebert
O documento pode ser acessado no link: