Com o mau tempo e condições climáticas prejudiciais, nota-se frequentemente árvores arrancadas, quebradas e rachadas, causando danos e acidentes. Nem sempre a causa é só a força das intempéries. Muitas vezes é o mau trato no espaço dado às raízes, que também precisam de ar e os calçamentos ou revestimentos as sufocam, não as deixando se desenvolver adequadamente, ficando fracas. Outra causa pode ser as podas feitas de forma incorreta, prejudicando mais do que ajudando.
É claro que muitas vezes é, realmente, a força das intempéries a causadora dos danos e acidentes, sendo difícil controlar. Para ajudar, talvez a foto inserida possa colaborar nos cuidados, que se deve ter, ao se podar uma árvore e talvez a evitar alguns desses danos e acidentes. Espero que seja útil. Agronomici saluti!!!
E em junho o pesquisador aposentado Valério Mondin lançou o livro "Defesa contra geadas na Fruticultura. No livro ele destaca as várias formas de controlar a geada nos pomares, é uma coletânea de vários artigos que publicou sobre o assunto, e muitos deles no Jornal da Fruta. Pedidos: mondin@formatto.com.br - * Valerio Pietro Mondin