Notícia

Portugal, país associado à FRUIT LOGISTICA 2015: uma poderosa nação exportadora

Receitas de exportação, próximas ao 1 bilhão de euros - aumento de 26% no volume de exportação nos últimos 3 anos


Portugal, país associado à FRUIT LOGISTICA 2015, anunciou uma presença recorde na feira internacional líder  em comercialização de produtos frescos. Com perto de 600 metros quadrados, o pavilhão de Portugal vai receber os principais exportadores do país e servirá como um ponto de encontro na abertura oficial da FRUIT LOGISTICA 2015, em 4 de fevereiro de 2015.

De 4 a 6 de fevereiro, Portugal irá não só fortalecer ainda mais a sua imagem internacional, mas também irá destacar a sua posição como fornecedor de produtos de qualidade para os compradores internacionais.

Desde a sua adesão à União Europeia, Portugal tornou-se um grande exportador de produtos frescos, com seus produtos agrícolas e da indústria alimentar que atende com garantia os mais altos padrões de qualidade e segurança alimentar.

O volume de produtos frescos exportados pelo país luso aumentou 26% nos últimos três anos, passando de exportar 780 milhões de euros em 2010 para 983 milhões de euros em 2013. Estes números, publicados pela Associação para a Promoção de Frutas, Legumes e Flores frescas de Portugal, Portugal Fresh, mostram que o país está ganhando participação de mercado em todo o mundo com produtos de alta qualidade que são vendidos a preços competitivos.

No ano passado, Portugal produziu frutas e legumes no valor de 2,6 trilhões de euros, com exportações representando 1 trilhão de euros. A maioria das exportações do país é enviada a países europeus. No entanto, a América do Sul e a África são outros dos destinos das exportações portuguesas, já que a situação estratégica de Portugal é ideal para o transporte marítimo de mercadorias, tendo excelente conexão com Europa, América do Sul e África.

A proximidade com o Oceano Atlântico e o mar Mediterrâneo oferece a Portugal condições climáticas únicas para o cultivo de frutas e legumes. Seu clima ameno e ensolarado permite uma colheita precoce, em muitos casos fora dos ciclos de produção dos países da Europa central e do norte. Com a maior média anual de dias de sol em toda a Europa, o clima Português tem um efeito positivo tanto sobre o sabor como sobre o aroma dos produtos que o país cultiva. O clima suave e livre de geadas ao longo da costa permite o cultivo ao ar livre de produtos que em outros lugares só podem ser produzidos em estufas.

A nova infra-estrutura de irrigação, desenvolvida nos últimos anos, fornece oportunidades de investimento lucrativo na produção de frutas e legumes. O reservatório de Alqueva, o maior lago artificial da Europa, situa-se na região portuguesa do Alentejo/ Alqueva, uma das áreas com maior potencial agrícola. O reservatório é usado para irrigar 120.000 hectares de terras aráveis.

Portugal expôs na FRUIT LOGISTICA pela primeira vez no ano 2000. Desde 2011 o pavilhão de Portugal tem sido organizado pela associação Portugal Fresh. Mais www.fruitlogistica.com

 

 

Comentários