Neste mês de outubro, dois eventos atraem para o Brasil, o mundo da vinha e do vinho. Primeiro, com a realização do 5° Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais (5th ISTW 2016), de 19 a 21, na cidade de Petrolina (PE). Dois dias depois, de 23 a 28, será a vez de Bento Gonçalves (RS) receber o 39° Congresso Mundial da Vinha e do Vinho.
O ISTW 2016 reunirá cerca de 120 participantes, de oito países (Brasil, Venezuela, Estados Unidos, Portugal, França, Tailândia, Bali e Austrália), entre professores, pesquisadores, enólogos, proprietários de vinícolas e estudantes.
Segundo o pesquisador da Embrapa e Presidente do Comitê Organizador do 5° Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais, Giuliano Elias Pereira, "o objetivo deste evento é promover a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação na elaboração de vinhos tropicais, bem como integrar instituições públicas e privadas em projetos de cooperação para promover o mercado desses produtos, além de estimular a interação entre produtores de diferentes países".
Na programação técnico-científica, estão previstas palestras de alguns dos mais importantes pesquisadores na área da vinicultura. Uma delas, a professora Jocelyne Pérard, da Universidade da Bourgogne, de Dijon, na França, e Presidente da Cátedra Cultura e Tradições do Vinho da Unesco, falará sobre a vitivinicultura como patrimônio mundial, e também a respeito da vitivinicultura tropical da Índia.
Os franceses Benjamin Bois, professor da Universidade da Bourgogne e Presidente da Seção de Viticultura da Organização Mundial da Vinha e do Vinho, e Joël Rochard, pesquisador do Instituto Francês da Vinha e do Vinho-IFV, apresentarão trabalhos sobre a vitivinicultura tropical do Vietnam e o tema da sustentabilidade dessa atividade em vinhedos tropicais, respectivamente.
Além destes, Guillermo Vargas, Professor da Universidade de Barquisimeto na Venezuela, e Nikki Lohitnavy, enóloga e proprietária da vinícola GranMonte Estate, na Tailândia, apresentarão as características dos vinhos tropicais da Venezuela e da Tailândia, respectivamente. Outra participação importante é a do norte americano Gregory Jones com seus estudos a respeito dos efeitos das mudanças climáticas sobre a vitivinicultura mundial.
Os pesquisadores da Embrapa - Iêdo Sá, Tony Jarbas, Jorge Tonietto e Giuliano Pereira - apresentarão os trabalhos que desenvolvem para estabelecer uma Indicação Geográfica para os vinhos tropicais do Vale do São Francisco. Nas suas palestras, abordarão as ferramentas usadas para o zoneamento, caracterização dos solos e estruturação da futura IG VSF, além de características dos vinhos tropicais do Brasil.
No 5° Simpósio Internacional vão ser apresentadas 28 palestras, além de cerca de 25 trabalhos na forma de pôsteres relacionados a diversos temas: valorização da vitivinicultura como patrimônio mundial, mudanças climáticas, manejo dos solos, irrigação e adubação, pragas e microbiologia na vitivinicultura tropical, a produção de vinhos tropicais no mundo, enologia tropical, zoneamento dos terrois vitícolas, Indicação Geográfica para vinhos, composição química e sensorial dos vinhos e resíduos.
"O ISTW 2016 vai reforçar a tradição dos vinhos tropicais do Brasil e do mundo no contexto internacional junto à comunidade científica e aos produtores, expondo as principais pesquisas em execução nas regiões produtoras de vinhos tropicais, bem como exemplos de pesquisas em zonas temperadas, a serem aplicadas nos países tropicais", afirma Giuliano.
O Simpósio é uma realização das unidades da Embrapa (Semiárido e Uva e Vinho), UNEB, GIESCO e UNESCO, com apoio das instituições Valexport, Instituto do Vinho, FACEPE, IF Sertão, CAPES e CNPQ.
A programação completa e outras informações do evento podem ser encontradas no site www.embrapa.br/istw2016
Serviço:
O que: 5o Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais
Quando: 19 a 21 de outubro de 2016
Onde: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Endereço: Rua Projetada, 650, Bairro Maria Auxiliadora, em Petrolina-PE, Brasil.
Contatos: (87) 3861-4442 / 3866-3734
Mais informações: www.embrapa.br/istw2016