Notícia

Programa de Produção Integrada de Morango - PIMo entra na segunda fase

Para o presidente da Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, Osvaldo José Maziero, a PIMo provocou u


A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), lançou dia 17 de dezembro, o projeto "Mobilização setorial, capacitação e transferência de tecnologia em Produção Integrada de Morango (PIMo)", segunda fase do Programa.
A PIMo Produção Integrada de Morango objetiva difundir tecnologias de Boas Práticas Agrícolas (BPA), rastreabilidade e critérios higiênico-sanitários na manipulação dos produtos, apoiar os processos de adoção e certificação da Produção Integrada, além de promover o "Selo Brasil Certificado".
Estiveram presentes os coordenadores das principais ações do Programa e também da Produção Integrada - PI Brasil, pesquisadores, gestores públicos, comitivas de produtores de Atibaia e Jarinu (SP), Bom Repouso e Alfredo Vasconcelos (MG), parceiros de empresas públicas e privadas, patrocinadores e habilitados técnicos de diversas regiões do país.

O chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Boechat Morandi, abriu o evento relembrando as primeiras ações do Programa, ainda no ano de 2006 e destacou a condução e desenvolvimento do projeto pela equipe da PIMo e parceiros, por meio da coordenação da pesquisadora Fagoni Fayer Calegario, da Embrapa Meio Ambiente.

Por sua vez, Fagoni ressaltou a satisfação pelo apoio recebido pelos parceiros e produtores da PIMo já na primeira fase do Programa. Comentou ainda que o evento propiciou o estímulo da equipe para as diversas ações que acontecerão nos próximos três anos. "O encontro foi uma forma de apresentar o projeto, esclarecer sobre capacitações de novos responsáveis técnicos ou auditores do sistema no campo, os treinamentos que serão disponibilizados aos produtores que irão se integrar ao Programa PIMo no futuro, além dos eventos que acontecerão em 2016," disse a coordenadora.

Após a solenidade, Wellington Rocha, coordenador de Produção Integrada das Cadeias Agrícolas do Departamento de Produção Sustentável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, destacou a importância de se apoiar ações e projetos de PI no país, como a PIMo.  
Segundo ele, a Transferência de Tecnologia em PI traz resultados reconhecidamente significativos, seja no plano social, econômico e ambiental. Por essa razão devem ser estimulados e apoiados.
Para ele, a PIMo manifesta essas características de forma muito objetiva, seja por meio da geração de muitos empregos no campo, pela fixação do homem à terra ou mesmo por qualificar os frutos produzidos como livres de contaminação química ou patógena, portanto, seguros para o consumidor, explicou Rocha.

O extensionista agropecuário da Emater-MG, Vicente Vanderlei Nery, organizou uma caravana de mais de vinte produtores do município de Bom Repouso - MG para o evento. A cidade já é a maior produtora de morangos do país, com 3 mil produtores, com predominância de agricultura familiar, ocupando uma área plantada de 30 mil hectares, com produção anual de 20 milhões de caixas. Ele explicou que o interesse conhecer as particularidades do Programa da PIMo, com vistas à aderência dos produtores pela Produção Integrada e a sua consequente certificação. "Os produtores desejam o conhecimento que os capacite a produzir de forma mais racional e sustentável e, assim, reduzir as dificuldades da atividade. Frutos de maior qualidade conseguem acesso aos mercados mais selecionados," explicou.

Para o presidente da Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, Osvaldo José Maziero, a PIMo provocou uma mudança cultural entre os produtores de morangos na região desde a sua implantação. "Conseguimos agregar conhecimento, por meio da difusão de conceitos do uso racional dos insumos de produção, conseguimos a união dos produtores na forma associativa e, por fim, vencemos na busca por morangos mais saudáveis, livres de contaminação," disse Maziero.

Ainda ressaltou que acredita no crescimento da PIMo, pois produtores de outros Estados do país já percebem as vantagens da Produção Integrada. Para ele, o morango seguro é estratégico para muitas famílias que dependem deste tipo de cultura.

"A PIMo vai se tornando referência para toda a cadeia produtiva do morango," destacou o presidente da Associação.

Marcos Alexandre Vicente - Embrapa Meio Ambiente - [email protected] 

Telefone: (19) 3311 2611 - Mais informações sobre o tema - Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

 

Comentários