Isto resulta em mais de 32 mil toneladas de conservas, o equivalente a 50% da produção em toda região.
Embrapa leva qualidade ao persicultor com duas novas variedades de polpa branca e de polpa amarela.
A BRS Rubra Moore e a BRS Citrino serão as novidades para 2017. Uma das culturas de fruta de caroço mais importantes da nossa região é centro das atenções neste mês de novembro: o pessegueiro. No período de 14 a 28 de novembro acontece a terceira edição da Quinzena do Pêssego, em Pelotas,RS. Este ano o evento terá dois enfoques o produto/colheita e a gastronomia/restaurantes. A abertura oficial daQuinzena está marcada para o dia 17 de novembro, às 17h, no Largo Edmar Fetter (Mercado Público de Pelotas).
Abertura da Colheita - Já a Abertura da Colheita do Pêssego acontece no dia 19 de novembro, às 10h, na propriedade de Dari Bosembecker, na Colônia Santa Helena. A Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS) vai lançar oficialmente duas cultivares novas de pessegueiro neste dia, a BRS Rubra Moore, de polpa branca com vermelho, de frutos doces e suculentos; e a BRS Citrino, cultivar de polpa amarela, de maturação precoce para a indústria conserveira.
Programação da abertura da Colheita:
10 h Abertura da Colheita do pêssego e lançamento das cultivares de pêssegos BRS Citrino BRS Rubra Moore na propriedade do Sr. Dari Bosembecker na Colônia Maciel 12 h Almoço por adesão na comunidade São Luis na Colônia Santa Áurea
13h30 Falas das Autoridades - Abertura da Colheita do Pêssego
14h30 Concurso do pêssego mais característico
16 h Encerramento com entrega da premiação
A organização da Quinzena do Pêssego está a cargo da Prefeitura Municipal de Pelotas, através das secretarias de Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Associação dos Produtores de Pêssego da região de Pelotas, Emater/RS-Ascar, Embrapa Clima Temperado, Senac, Cooperativa de Apicultores e Fruticultores da Região Sul (CAFSul) e Vigilância Sanitária (Visa/SMS). Mais https://www.embrapa.br/clima-temperado
VII Encontro sobre Pequenas Frutas e Frutas Nativas do Mercosul
O VII ENCONTRO SOBRE PEQUENAS FRUTAS E FRUTAS NATIVAS DO MERCOSUL, será realizado no período 22 a 24 de novembro de 2016, na Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS. As pesquisas desenvolvidas no Brasil com pequenas frutas têm se concentrado no morangueiro e, em menor grau na amora preta, sendo esparsas e pontuais as informações disponíveis sobre mirtilo, framboesa e frutíferas nativas. O desafio, portanto, consiste em levantar os principais gargalos dos sistemas produtivos e determinar as práticas mais adequadas de manejo fitossanitário, oportunidades de mercado, de modo a permitir a máxima eficiência técnica e econômica na produção destas culturas, visando produzir com o mínimo de intervenção química e assegurando rentabilidade para o segmento da agricultura familiar e empresarial, sempre voltadas à segurança alimentar. Temas como os citados serão abordados dentro da programação proposta para o evento. Além da formação de massa critica sobre os assuntos abordados, o evento oportunizara a apresentação de trabalhos científicos que serão publicados em anais, além de serem apresentados in loco, na forma Oral. Este evento será dirigido a produtores, técnicos, empresários, comerciantes e estudantes, estando previsto público de aproximadamente 250 participantes. Seu conteúdo contará com palestras e painéis, apresentação de trabalhos científicos, mostra de produtos e serviços, além dos debates sobre o cenário atual e tendências de mercado. O Evento reunirá as principais autoridades brasileiras e estrangeiras, com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade e a competitividade do agronegócio de frutas no Rio Grande do Sul.
Veja mais: https://www.facebook.com/7encontropequenasfrutasfrutasnativas/?hc_ref=NEWSFEED