Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Cepa) reúne autoridades, lideranças do setor agropecuário e funcionários para comemorar seus 40 anos de fundação. Na tarde desta quinta-feira (15), uma sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) celebrou as conquistas do Cepa nas áreas de informação e planejamento da agropecuária catarinense.
Criado como um instrumento para desenvolver planos conjuntos entre o setor público e privado para o desenvolvimento da agricultura e pecuária do estado, o Cepa se tornou uma referência em estudos socioeconômicos dos cenários e tendências do mercado e de atualização de informações sobre o setor agropecuário. Segundo o secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, ao longo dos anos, o Centro de Socioeconomia e Planejamento conseguiu se reinventar e manter seu papel de extrema relevância para a economia do estado.
As informações fornecidas pelo Cepa são utilizadas pelos produtores rurais para o planejamento das atividades agrícolas e pelo Governo do Estado como referência para elaboração de políticas públicas voltadas para o meio rural. ?O Centro é uma sólida base de informação. E, quando o Governo, instituições e produtores estão bem informados, fazem escolhas mais acertadas?, ressaltou Spies.
Entre as importantes contribuições do Cepa está a elaboração da Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina, uma publicação que reúne os números da produção vegetal e animal, da aqüicultura e o desempenho do setor florestal no estado. A Síntese de 2013/2014 pode ser acessada pelo link:
https://docweb.epagri.sc.gov.br/website_cepa/publicacoes/Sintese_2014.pdf
A sessão solene contou ainda com homenagens para a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, entidades ligadas ao agronegócio de Santa Catarina, ex-secretários da Agricultura e funcionários do Cepa. Segundo o chefe do Centro, Reney Dorow, tantas homenagens ao trabalho do Cepa dão ânimo para continuar o trabalho que vem sendo feito e melhorar cada vez mais.
Histórico - A instituição que deu origem ao Cepa foi criada em 1975 como Comissão Estadual de Planejamento Agrícola e transformado em Instituto Cepa/SC em 1982, sendo vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural. Em 2005, foi incorporado à Epagri e, hoje, conta com 14 funcionários.