As baixas temperaturas registradas no final de semana e que causaram grandes prejuízos à fruticultura caçadorense não afetaram a produção de uva na propriedade do agricultor Sérgio Susin. Ele optou pela utilização de uma técnica chamada Irrigação por Aspersão, que devido ao constante fluxo de água, impede o congelamento da planta.
O agrônomo Amador Tomazelli explica que a técnica funciona através da irrigação contínua. ?A água congela em temperatura abaixo de 0ºC. O líquido caindo constantemente não permite que a água atinja essa temperatura, evitando assim danos à planta?, relata.
Ele destaca ainda que a técnica de irrigação existe desde a década de 70, porém a utilização da mesma para o controle da geada, ainda é recente. ?Além disso, ainda existe uma certa resistência por parte dos agricultores em utilizar a técnica. Muitos não acreditam que esse método funciona, pois já ouviram histórias em que, por um detalhe ou outro, os resultados obtidos não foram positivos?, acrescenta
Um ponto importante na utilização do sistema é o momento certo de desligar a irrigação. ?Além da irrigação durante os horários de menor temperatura, é importante que a irrigação só seja cessada a partir do momento que a temperatura ultrapassar os 10ºC?, enaltece.
Para o agricultor, graças ao sistema a sua safra está garantida. ?A geada hoje não é mais um problema para a agricultura, basta ter vontade de fazer acontecer. Essa é a segunda vez que utilizo o sistema e, em ambas as vezes, o resultado foi excelente?, afirma Sérgio.
O produtor destaca ainda a satisfação em ver que sua produção não foi afetada. ?É uma alegria muito grande saber que o meu esforço deu resultado. Sei o que é perder uma safra e o que puder fazer para que isso não ocorra novamente, com certeza farei?, frisa.
O parreiral possui cerca de 900 metros quadrados e deve superar a produção do ano passado. ?na safra passada colhemos cerca de 26 toneladas de uva e a perspectiva para a próxima e de colhermos cerca de 30 mil quilos. Isso só foi possível por causa da irrigação. Caso contrário, a perda teria sido muito grande?, completa.
* Juliana Gomes/Folha da Cidade - https://clickfolha.com.br/