Notícia

Tecnologias de irrigação e atuação no mercado de trabalho serão temas de simpósio e workshop em Juazeiro (BA)

Simultâneo ao workshop acontecerá o IV Simpósio em Engenharia Agrícola, que abordará a atuação do engenheiro agrícola no mercado de trabalho


No período de 19 a 21 de outubro, a cidade de Juazeiro (BA) sedia o III Workshop em Irrigação e IV Simpósio de Engenharia Agrícola. O objetivo é discutir tecnologias inovadoras para irrigação (equipamentos, projetos, fertirrigação e manejo de água), fazendo uma integração entre a comunidade acadêmica, os institutos de pesquisa e extensão, empresas desenvolvedoras e os produtores rurais. Em paralelo, o IV Simpósio em Engenharia Agrícola abordará a atuação do engenheiro agrícola no mercado de trabalho. O evento será realizado no auditório da Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Juazeiro e no complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

"A ideia é fazer um evento de irrigação no vale do São Francisco, pois já não existe mais algo dessa dimensão aqui. Então, este é um evento gratuito, absolutamente técnico, que vai reunir profissionais qualificados de diversos lugares do país e do exterior também, para abordar todos os temas pertinentes a irrigação, trazendo aqui pra região novas tecnologias vindas do mundo inteiro", explicou o engenheiro agrônomo Rodrigo Franco Vieira, da Codevasf em Juazeiro, um dos idealizadores do evento.

De acordo com Rodrigo Vieira, os assuntos a serem discutidos durante o simpósio e o workshop sobre os sistemas irrigáveis implicarão na chance de redução do consumo de água, aumento dos índices de produtividade, melhor eficácia de fertirrigação, melhor entendimento sobre irrigação e outros aspectos.

Palestrantes - Temas como eficiência energética nas áreas de saneamento e irrigação, parâmetros para dimensionamento de sistemas localizados, dispositivos de controle e proteção hidráulica em projetos de infraestrutura para irrigação, automação, filtragem e muitos outros estarão na pauta.

Para abordar esses assuntos, o evento terá a participação de palestrantes renomados, como José María Buitrago López, da empresa espanhola Azud, que oferece serviços e produtos para filtração e irrigação localizada; e do engenheiro mecânico e consultor em transientes, Francisco Eduardo Veiga, representando a Fluidotech, empresa de engenharia especializada na elaboração e execução de projetos Hidráulicos e vendas de equipamentos para o setor de saneamento e irrigação.

Estará presente também o diretor da empresa Hidro-Ambiental especializada em sistemas de proteção e controle hidráulico e sistemas e equipamentos de filtração para água e efluentes, engenheiro David Bery; além do representante da Solofértil Engenharia Ltda, engenheiro Adolfo Moura, que farão parte da equipe para discutir o dimensionamento da fertirrigação.

O secretário nacional de Irrigação, Guilherme Costa, do Ministério da Integração Nacional, também irá participar do evento. Além de prestigiar a abertura dos trabalhos, ele será mediador da palestra Automação em Irrigação. "Encontros como esse são uma oportunidade de reciclagem da nossa equipe e também uma forma de adquirirmos conhecimentos e trocar experiências", conclui o secretário.

Programação intensa - Simultâneo ao workshop acontecerá o IV Simpósio em Engenharia Agrícola, que abordará a atuação do engenheiro agrícola no mercado de trabalho. Os profissionais consideram a discussão importante para o segmento. Para o engenheiro agrícola Douglas Oliveira, que trabalha na Codevasf em Petrolina (PE), esta é uma oportunidade para debater questões referentes à profissão, no que diz respeito ao mercado de trabalho. "Há boas oportunidades de emprego principalmente nas áreas de irrigação e gestão ambiental. Outra área que vem crescendo também é a de operação e manutenção de perímetros agrícolas", disse. O engenheiro agrícola é o profissional responsável por projetar, implantar e administrar técnicas e equipamentos necessários à produção agrícola.

Durante o encontro haverá o lançamento do livro "Sistemas de Irrigação: eficiência energética", do engenheiro Héber Pimentel Gomes, no dia 19/10.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site: http://www.seaa.univasf.edu.br, no qual está disponível a programação completa do evento. Mais informações pelo telefone (74) 2101-7622.

O simpósio e o workshop são realizações do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental da UNIVASF (CENAMB) junto ao Colegiado de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (CPGEA) com o apoio da Codevasf e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Sertão (PE).

Mais informações: http://www.codevasf.gov.br

 

Comentários