Circuito Mineiro de Fruticultura 2017 vai percorrer mais de 20 municípios do Estado
Evento começa quinta-feira, durante a Semana de Integração Tecnológica, em Sete Lagoas
Começa na próxima quinta-feira (25/05), em Sete Lagoas, na região Central, a primeira etapa do Circuito Mineiro de Fruticultura, o Frutificaminas 2017. O evento vai percorrer com palestras, cursos e dias de campo, mais de vinte municípios mineiros, levando informações de novas tecnologias, mercado e produção de frutas para agricultores interessados na atividade. Este ano, o circuito que é uma das ações da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) terá início na Semana de Integração Tecnológica (SIT), evento da Embrapa, programado para o período de 22 a 26 de maio.
O coordenador estadual de Fruticultura da Emater-MG Deny Sanábio explica que foi montada uma unidade demonstrativa de fruticultura, na área da Embrapa Milho e Sorgo, acompanhada e assistida pela coordenadoria da regional de Sete Lagoas, sendo esse um momento para mostrar a importância dessa atividade agrícola. "Lá tem plantadas algumas variedades de frutas como uva, mamão, banana, abacaxi, atemoia e citros (limão, laranja, tangerina). Então vamos aproveitar as palestras pela manhã e o dia de campo à tarde para mostrarmos o potencial da fruticultura. Vamos focar nas culturas de banana, abacaxi e citros, mas os participantes também poderão tirar dúvidas sobre os outros tipos de frutas que são cultivadas na unidade", ressalta.
Segundo Deny Sanábio, quem desejar participar desta etapa do circuito pode se inscrever no site da Embrapa de Sete Lagoas, no link da SIT (sit.cnpms.embrapa.br). "É só clicar, escolher o minicurso e fazer a inscrição. As inscrições também poderão ser feitas diretamente no local, no mesmo dia em que começa o circuito, no horário de 8 às 8h30, mas há sempre o risco de não ter vagas", alerta. De acordo o coordenador da Emater-MG, as palestras vão versar sobre o cultivo de citros, de abacaxi e banana. Já o dia de campo vai mostrar as tecnologias adotadas nas culturas de abacaxi, maracujá, citros e demais frutas como as anonáceas, abacate, manga, acerola, figo e pitaya, entre outras.
O Frutificaminas foi criado em maio de 2010, com o primeiro evento sendo executado no município de Brumadinho. O balanço desses anos mostra que em 71 eventos passaram pelo circuito 7.933 produtores, em 398 municípios mineiros. Em 2016, foram 16 etapas com um total de 1.955 participantes. A décima Semana de Integração Tecnológica está acontecendo na Embrapa Milho e Sorgo até sexta-feira. Além da própria Embrapa, a SIT é realizada pela Emater-MG, Universidade Federal de São João Del-Rei, Epamig e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Mais Assessoria de Comunicação - Emater-MG - Jornalista Terezinha Leite
Tel: (31) 3349-8021 - email: [email protected] - www.emater.mg.gov.br - facebook.com/ematerminas