Dirigentes de Ceasas e das associações e sindicatos dos atacadistas que possuem empresas nas centrais de abastecimento de todo o país estarão reunidos no Sesc em Cacupé, em 11 e 12 de junho/18, para debater temas de interesse das Ceasas, dar continuidade as ações em prol do abastecimento nacional e também do fortalecimento das associações e sindicatos dos Entrepostos e Centrais de abastecimento.
Os encontros da ABRACEN - Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento e da BRASTECE -Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimentos são realizados de forma itinerante e conjunta. Ambas lutam para aprovar o Projeto de Lei nº174 que regulamenta as atividades das Ceasas. Também desenvolvem um esforço para criar um novo modelo de gestão, entre outras questões que atingem todas as Centrais.
Os anfitriões do evento, presidentes da Ceasa-SC, Agostinho Pauli, e da Associação dos Atacadistas da Ceasa/SJ (AUPC), Julio Bernardo, com suas respectivas diretorias, estão honrados com a realização do evento em Florianópolis. A abertura solene com a presença do Secretário de Agricultura e da Pesca de SC, Airton Spies, e presidentes da Abracen, Gustavo Melo, da Brastece (Waldir Lemos) e demais autoridades e também do secretário da Agricultura de SC, engenheiro agrônomo Aírton Spies, que vai proferir a palestra de abertura. Na sequência, a promotora do MP-SC, Greicia Malheiros, vai palestrar sobre rastreabilidade. Também terá uma apresentação do Ibrahort ? Instituto Brasileiro de Horticultura. Registro e fiscalização de agrotóxicos e incidência de PIS/Cofins também serão temas de palestras e debates.
No período da tarde, os dirigentes fazem uma visita técnica na Ceasa São José. Após o café no auditório, às 16hs, onde participam de palestras sobre novos sistemas de embalagem, rastreabilidade e reaproveitamento de alimentos e doações através da parceria com o Programa Mesa Brasil.
Este é o segundo encontro anual da Abracen em Florianópolis, ocorrido em novembro de 2004. A Abracen agrega 23 Centrais associadas de todas as regiões do Brasil, com mais de 10 mil empresas instaladas, que dão origem a 200 mil empregos diretos e que movimentam mais de 15 milhões de toneladas de alimentos comercializadas, gerando R$ 17 bi/ano em todo o Brasil.
A Brastece foi criada em junho de 2006, para fortalecer as lutas e interesses de todos os permissionários das Ceasas. São filiadas as Associações e sindicatos dos atacadistas que possuem permissão para atuar no espaço da Ceasa.
Ceasa São José em Números:
Circulação:
- 5.000 pessoas por dia
- 2000 permissionários
(Produtores e Atacadistas)
- 2.200 Caminhões/dia
- 600 Automóveis/dia
Estrutura:
- Área: 5 mil/m2
- 7 pavilhões
- 200 boxes para atacadistas
- 154 empresas
- 253 pedras (produtores rurais)
- 3.000 empregos diretos e
6.000 indiretos
Comercialização:
- 1.800,00 ton/dia
- 354 mil/ton/ano
- R$ 470 milhões/ano
- 250 variedades de FLV
- 1.000 ton/mês doações para Mesa Brasil
Público: Supermercados, Hotéis, Mini-mercados, Sacolões, Restaurantes, Clubes Feiras livres/Lanchonetes