Morango tem maior produção em São Paulo e Minas Gerais
Estudo descreve nova espécie de fungo causador de podridão em frutos de morango no Brasil
Referindo ao grupo de pequenas frutas, o morango (Fragaria x ananassa) destaca-se levando em consideração sua produção e importância econômica. No Brasil, há dois Estados que se sobressaem: Minas Gerais e São Paulo, estimando uma porcentagem de aproximadamente 66% da produção total. Em 2015, a área nacional plantada foi de 4.000 hectares e a produção anual estimada foi de 105 mil toneladas. Um entrave para a plantação de morango é a incidência de doenças.
Os fungos do gênero Calonectria e seus anamorfos (Cilindrocladium) são patógenos de uma ampla gama de hospedeiros (batata, soja, acerola, manga, eucalipto, entre outras), particularmente de climas tropicais e subtropicais. Porém, no Brasil a maioria dos casos de sua ocorrência são em culturas florestais.
Recentemente, durante uma avaliação das doença de pós-colheita de plantas de morango, pesquisadores brasileiros detectaram uma podridão causada por Calonectria. Os sintomas observados foram a presença de micélio com hifas e vazamento de líquido do fruto. Através de análises morfológicas e moleculares foi possível identificar que tratava-se de uma nova espécie, descrita como Calonectria fragariae. Por enquanto, o controle da doença deve ser feito utilizando mudas sadias e monitorando as áreas de plantação de forma permanente no intuito de eliminar os primeiros focos.
Estudos como este auxilia para a maior compreensão das doenças em morangueiros no Brasil, assim como no desenvolvimento de estratégias mais efetivas de manejo das doenças causadas por fungos fitopatogênicos.
Para saber mais: Lopes et al. (2017)
Foto: Adriane Regina Bortolozzo
Veja também:
DefesaVegetal.Net já publicou outros textos sobre novas pragas do morango no Brasil:
- Novo fungo causador de antracnose em morango identificado no Brasil
- Primeiro relato de Phytophthora capsici causando podridão em frutos de morango