II Congresso brasileiro de pós-colheita em Ponta Grossa
16174913_666388906877314_832603640329299426_n.jpg
Com ações diversificadas em prol da fruticultura o Prof. Dr. Ricardo Ayub coordenador do laboratório de biotecnologia aplicada à fruticultura conta com ações extensionistas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, (UEPG) como o Dia de Campo de Fruticultura dos Campos Gerais, que reuniu produtores na fazenda escola da universidade para tratar dos sistemas de produção de diversas fruteiras com o auxílio dos acadêmicos do quarto ano de agronomia, além de palestras por profissionais da área.
Para o ano que vem, estamos organizando o II Congresso Brasileiro de Processamento Mínimo e Fisiologia Pós Colheita de Flores, Frutos e Hortaliças de 14 a 18 de Maio de 2017, em Ponta Grossa, PR. Congresso que contara com seis renomados palestrantes internacionais e 16 nacionais, além das apresentações de trabalhos orais e na forma de banners. Com o tema inovar para reduzir perdas, o congresso trará o que se tem de mais moderno na área e será patrocinado pela AGROFRESH, Cooperativa Castrolanda, Belagrícola, Associação Brasileira de Horticultura, CAPES, FAPESP, CEF e estamos ainda aguardando a resposta de outras empresas e cooperativas do setor.
No âmbito da pesquisa, o laboratório conta com uma linha na produção de pequenas frutas, onde esta estudando a condução da Physalis, a inoculação do Mirtilo com Azospirillum, e a produção de mudas de amora e de mirtilo em bioreator de imersão temporária. No manejo do pomar, estamos para publicar um trabalho sobre o raleio de ameixa com o Tiosulfato de Amônia, que é inédito no Brasil, com bons resultados para reduzir o gasto com mão de obra e fertilizar o pomar. Também estamos em trabalho conjunto com o Instituto Agronômico do Paraná, IAPAR.
Mais poscolheita.uepg.br/