Dia de campo sobre viticultura reúne produtores em Videira
Cachos de uva de 1,8kg. Isso é realidade em Videira e foi apresentado para os participantes do dia de campo que debateu ?Viticultura de qualidade? no dia 26. O evento foi promovido pela Epagri no viveiro de Renato Viecelli, em Anta Gorda. Participaram do encontro produtores, técnicos, extensionistas e autoridades locais e regionais.
Divididos em três grupos, os participantes conheceram as pesquisas sobre manejo de cultivares de uva em diferentes porta-enxertos; padrão sanitário e morfológico de mudas de videira e sua relação com o declínio das parreiras e o processo de licenciamento de viveiristas e cultivares da uva da Embrapa.
Os produtores ainda puderam verificar as seis novas variedades de uva lançadas pela Embrapa, com destaque para as três destinadas ao processamento que já estão em fase avançada da pesquisa: BRS Violeta, BRS Magna e BRS Carmem. As outras três variedades são de mesa: BRS Nubia, BRS Isis e BRS Vitória.
?Esse é o único caminho para o desenvolvimento e a sustentabilidade econômica das propriedades: investir em conhecimento, tecnologia e pesquisa. Nesses quesitos, a Epagri e a Embrapa dão importantes contribuições?, afirmou o secretário executivo da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional, Euro Vieceli.
O gerente da Epagri, Jonatan Galio, destacou o papel da Epagri nesse processo ?Esse é o nosso primeiro evento voltado para a fruticultura no ano e destacamos o sucesso, tanto de público, quanto de qualidade do que é repassado. Acreditamos que seja por meio dessas ações que a propriedade pode progredir e se desenvolver.?
Para o gerente do escritório da Embrapa de Canoinhas, Nelson Feldberg, na viticultura, além de novas tecnologias, a garantia de mudas de qualidade faz toda a diferença.
?O viveiro de Renato Viecelli e referência pelo cuidado e trabalho profissional desenvolvido. Isso, na hora da produção, tem o seu diferencial?, afirmou.
* Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Videira