Lideranças e produtores de caju do Piauí se mobilizam para participar do 11º Caju Nordeste
Evento se realiza em Beberibe no Ceará
Os dirigentes do Instituto Caju Nordeste, Francisco Araripe e Afonso Aquino, estiveram em Picos (PI), a convite da 7ª Superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), nos dias 22 e 23 deste mês, com o objetivo de conversar com as lideranças e os produtores de caju daquela região sobre a situação da cajucultura local e mobilizá-los para participarem do 11o CAJU NORDESTE, que será em Beberibe (CE), no período de 19 a 22 de novembro.
O Estado do Piauí é o segundo maior produtor de caju do Brasil, com foco na região de Picos, onde se concentram vastos pomares de cajueiros e um polo de minifábricas de beneficiamento do pedúnculo e da castanha de caju.
Uma forte organização produtiva dá suporte à cajucultura piauiense, tendo como principais agentes impulsionadores a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Caju e Derivados do Piauí, a Central das Cooperativas de Cajucultores do Piauí (COCAJUPI) e a Associação Piauiense dos Produtores de Sementes e Mudas (APSEM). Estas instituições são muito atuantes e recebem apoio continuado, principalmente, do Governo Estadual, da CODEVASF, da Fundação Banco do Brasil (FBB) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), através da Embrapa Agroindústria Tropical e da Embrapa Meio-Norte.
Articulada pela assessora de comunicação da 7ª Superintendência Regional da CODEVASF de Teresina, Márcia Alex, a visita foi muito bem-sucedida e resultou em encontros com Aurino Guimarães, Presidente da Câmara Setorial, Ranilson Bezerra, Presidente da APSEM e Jocibel Bezerra, Presidente da COCAJUPI, que foram muito receptivos e asseguraram uma grande participação daquele Estado no 11º CAJU NORDESTE.
A viagem dos dirigentes do Instituto Caju Nordeste ao Piauí culminou num encontro com o Senador Wellington Dias, o Ex-Prefeito de Teresina Elmano Ferrer e a Rejane Dias, que foram eleitos no último pleito para os cargos de Governador, Senador e Deputada Estadual, respectivamente. Wellington Dias é um profundo conhecedor da cadeia produtiva do caju e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da cultura em seu Estado. Criou-se, assim, a perspectiva da realização de uma nova edição do CAJU NORDESTE em solo piauiense, a exemplo que aconteceu no ano de 2012. Mais www.cajunordeste.org.br