Olivicultura é nova alternativa para os agricultores gaúchos
Governo gaúcho libera recursos para o cultivo de oliveiras
Uma nova oportunidade de investimento e crescimento para os produtores gaúchos ganhou destaque, nesta terça-feira (1º), na 38ª Expointer: o incentivo para a olivicultura. No auditório da administração do Parque Assis Brasil, foram assinados dois financiamentos do Banrisul para produtores que vão apostar nesta alternativa de fonte de renda. O ato teve a participação do secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, de representantes do Banrisul, Banco do Brasil, BRDE, Sicredi e demais entidades envolvidas no projeto. Polo lembrou que o Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura - Pró-Oliva foi lançado pelo governador José Ivo Sartori dia 29 de julho e ressaltou que esta é uma nova possibilidade aos agricultores gaúchos que começa a ser implementada da melhor forma possível.
"É uma oportunidade de diversificação que se inicia no Estado, e temos as mais variadas formas de apoio e financiamento", enfatizou. Conforme o secretário, o Rio Grande do Sul tem todas as condições de produzir azeitonas e azeite (um símbolo de saúde em todo o mundo), a exemplo da Argentina e do Uruguai. Ele disse que o plantio de oliveiras no Estado começou em Caçapava do Sul e Cachoeira do Sul, mas há estudos indicando quais as melhores áreas para obter produtividade.
O empresário Raul Randon, um dos pioneiros no plantio de oliveiras no Estado, destacou que o mais importante é escolher a espécie a ser cultivada, assim como a terra adequada. "Depois, tudo dá certo", garantiu. Com sua experiência, ele estimulou os produtores presentes, afirmando que está muito satisfeito com os resultados alcançados.
Contratos - Os contratos assinados foram para financiamentos aos produtores João Verlanghi, de Formigueiro, no valor de
R$ 75 mil, e João Menna Barreto, de Cachoeira do Sul, no montante de R$ 300 mil. Verlanghi já cultiva 15 hectares de oliveiras.
A estimativa é de que, até dezembro, o Rio Grande do Sul tenha 2 mil hectares de oliveiras plantados. Em 2014, foram fabricados no Estado 30 mil litros de azeite, e a previsão é de que em breve o Rio Grande do Sul se torne um novo pólo de produção de olivas e de azeite. Santana do Livramento, Cachoeira do Sul, Pinheiro Machado e Formigueiro estão entre os maiores produtores de oliveiras.
Agricultores interessados podem procurar o Banrisul, Banco do Brasil e Sicredi, e também a Secretaria da Agricultura e Pecuária ou a Cientec, para maiores informações sobre como investir na nova cultura. * Secretaria de Agricultura do RS