Tem início a colheita de mudas de morango em Atibaia e região
Em Atibaia e Jarinu são aproximadamente 100 produtores de morango, com área de produção de 70 hectares, responsáveis pela colheita de cerca de 4 mil t
Nesse período compreendido entre final do mês de fevereiro e início de março, tem início a época de colheitas de mudas de morango, e a região de Atibaia e Jarinu destaca-se pelo fato de ser uma das maiores produtoras de morango e de mudas de morango do Estado.
No município, as mudas do Viveiro da Prefeitura, situado no bairro Boa Vista, e de alguns produtores rurais de Atibaia e Jarinu são oriundas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e pertencem a duas variedades de morango - oso grande e camarosa, todas com ótima sanidade e qualidade.
Para esse ano a previsão é que, ao todo - considerando as mudas do viveiro da Prefeitura e de produtores da iniciativa privada (cadastrados no Registro Nacional de Sementes e Mudas - Renasem, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) - sejam colhidas cerca de 20 milhões de mudas na região.
O vice-prefeito e também secretário de Agropecuária e Abastecimento explica que essas mudas colhidas no Viveiro Municipal serão, posteriormente, doadas aos produtores rurais da cidade. "A exemplo dos anos anteriores, a Prefeitura irá distribuir gratuitamente essas mudas com o objetivo de incentivar os produtores de morango a obterem frutas de qualidade, de acordo com os projetos desenvolvidos no município relacionados à produção, como por exemplo a PIMo - Produção Integrada de Morango", destacou.
A cada ano, a Prefeitura vem aumentando o número de mudas doadas: em 2013 foram 55 mil; em 2014, mais 120 mil; e, em 2015, um novo recorde, com 145 mil mudas doadas, representando um aumento de cerca de 30%. "Trata-se de um grande incentivo aos produtores e à economia agrícola do município", destacou o vice-prefeito e secretário. Para este ano, durante o período de distribuição das mudas de morango, a Prefeitura planeja oferecer uma palestra sobre o cultivo do morango, para estimular a certificação e também a produção com manejo integrado e boas práticas. "A ideia é incentivar os produtores de Atibaia e região a participarem do programa PIMo, tendo em vista que essa certificação é uma garantia para um morango mais saudável, com menos agrotóxico, ou seja, um sinônimo de alimento seguro, conforme as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento", afirmou.
Atibaia foi a primeira cidade do Brasil a receber o selo PIMo e o morango atibaiense é reconhecido e destacado em todo o país pela sua qualidade e sabor. Em Atibaia e Jarinu são aproximadamente 100 produtores de morango, com uma área de produção de 70 hectares. O volume da produção da fruta chega a cerca de 4 mil toneladas ao ano, tornando o morango hoje o segundo produto mais importante na agricultura local, ficando atrás apenas da produção de flores.
Veja mais ?#?AgropecuáriaAtibaia ?#?MorangoAtibaia