ANUFOOD vai abordar a responsabilidade do Brasil na produção de alimentos
12 e 13 março de 2019
Para atender ao expressivo crescimento da população mundial nos próximos 10 anos, a produção global de alimentos precisa aumentar 20%. Os dados são da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ) e da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). E para atender essa demanda crescente, o Brasil precisa aumentar sua oferta de alimentos ao mundo em 40% no período referido.
Foi baseado nesses dados que a FGV, parceira da alemã Koelnmesse na realização da ANUFOOD Brazil - Feira Internacional Exclusiva para Alimentos e Bebidas, que acontece entre os dias 12 e 14 de março, em São Paulo, organizou o Congresso ANUFOOD Brazil. "Nosso país ainda não se ligou a essa realidade. Falta uma ação estratégica concertada entre o público e o privado. Por isso o Congresso foi formulado para buscar soluções que transformem nosso país no campeão mundial em segurança alimentar até 2030", explica Roberto Rodrigues, coordenador do GVAgro e responsável pela programação do congresso.
No dia 12 de março, das 13h às 15h, será realizado o painel "Segurança Alimentar", com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, falando sobre este papel que está reservado ao Brasil. Em seguida Manoel Otero, diretor geral do IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura) falará sobre "O Papel da América Latina" na segurança alimentar, e por fim Rodrigues fará comentários sobre o cenário global.
No segundo painel "Facilitação do Comércio Agrícola Internacional - Desafios Regulatórios", o embaixador Victor do Prado, diretor do Comitê de Comércio e Negociações da Organização Mundial do Comércio - OMC, falará sobre "O Estado Atual e Perspectivas das Negociações". Marcos Jank, Presidente da Aliança Agro Ásia-Brasil, apontará em seguida "O Papel Dos Estados Unidos, Europa e China no Comércio Internacional de Alimentos". No final do painel, o ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes Ferreira, falará sobre os importantes "Acordos Bilaterais".
Foco na indústria - Com o foco na "Indústria de Alimentos", o terceiro painel, no dia 13 de março, terá Sebastião Barbosa, presidente da Embrapa, falando sobre "A Produção Agropecuária tendo em vista a Indústria de Alimentos". Na sequência, Jonathan Brooks, Chefe da Divisão de Agro-Alimentos, Comércio e Mercado da OCDE, apresentará "As Tendências do Consumo de Alimentos no Mundo". Willian Dib, diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) falará sobre "A Adequação das Normas Frente às Exigências do Consumidor: A Visão da Anvisa". "A Visão da Indústria de Alimentos" ficará a cargo de Wilson Mello, presidente do Conselho da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos).
Distribuição em pauta - No período da tarde do segundo dia do Congresso, o painel "Os Gargalos da Distribuição de Alimentos" trará Anita Gutierrez, chefe do Centro de Qualidade em Horticultura da CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) que apresentará dados das "Perdas Causados pela Logística e Distribuição". Logo após, o presidente Executivo da ABIA, João Dornelas abordará os "Desperdícios Causados pelo Desconhecimento". Para falar sobre Macroeconomia, o Congresso terá o professor Carlos Languem da FGV. No encerramento, o diretor do ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos, Luiz Madi, mostrará a "Importância da Embalagem na Diminuição do Desperdício").
A 1ª edição da ANUFOOD Brazil tem o patrocínio do Banco Fator. O evento é exclusivo para profissionais do setor, que devem fazer o credenciamento pelo site www.anufoodbrazil.com.br
A programação do Congresso ANUFOOD e as informações para inscrições estão no link https://www.anufoodbrazil.com.br/congresso/
Serviço:
Congresso ANUFOOD Brazil
Data: 12 e 13 março de 2019
Horários: Dia 12 das 13h às 16h30 |Dia 13 das 10h às 17h30
Local: São Paulo Expo
Enderço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 - Vila Água Funda, São Paulo - SP