Notícia

Coreanos realizam intercâmbio com a pesquisa agropecuária brasileira

Projeto Kopia conhece agricultores de morango do sul do Brasil


Durante três dias a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) recebeu em suas unidades de pesquisa uma comitiva de pesquisadores da Coréia do Sul à realização do Workshop entre a Administração de Desenvolvimento Rural da República da Coréia (RDA) e a Embrapa, inserido ao Projeto Kopia. Esta é a quinta edição de atividades de intercâmbio realizadas entre a Empresa e o Instituto Nacional de Horticultura e Plantas Medicinais (NIHHS). O tema desta visitação ficou centrado na cooperação em pesquisas estratégicas para a cultura do morango entre Brasil e Coréia. Os visitantes passaram pelos centros de pesquisa no Rio Grande do Sul, a Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, e a Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves. Houveram visitações a produtores de morango no interior de Pelotas e de Caxias do Sul. O workshop iniciou na segunda, 13, e se encerrou nesta quarta-feira, 15, quando os coreanos seguiram destino ao país de origem.

Durante o encontro técnico, os coreanos apresentaram dados de produção e produtividade nas lavouras de morango, sendo o segundo maior vegetal em exportação naquele país. Foram apresentadas o desenvolvimento de variedades de morango coreanas, sendo as primeiras variedades cultivadas protegidas, na Coréia, iniciadas a partir dos anos 80. O relato foi apresentado pelo pesquisador Sun-Yi, Lee, do NIHHS.

O encontro também oportunizou uma apresentação sobre o Cultivo de Morango no Brasil, feita pelo pesquisador Sandro Bonow, da Embrapa. Da mesma forma, foi mostrado como funciona os sistemas de produção e de transferência de tecnologias junto aos agricultores, tanto no Brasil como na Coréia. As apresentações foram feitas pelos pesquisadores Luis Eduardo Antunes, da Embrapa, e Chang-Soon, Jang, da Estação de Nonsan de Morango.

O encontro foi fechado com os encaminhamentos de possibilidade de cooperação entre a Coreia e o Brasil envolvendo a ampliação de intercâmbio de germoplasma de morango; a mecanização e automação do sistema de produção; a qualificação do sistema de mudas e o ajuste no manejo da planta e do substrato. " Ficou acordado que a Coréia vai custear a ida de dois pesquisadores da Unidade de pesquisas para o ano de 2015, haverá também uma qualificação da infraestrutura da Embrapa Clima Temperado para as pesquisas com a cultura do morango", confirmou o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Jair Nachtigal.

A comitiva foi recebida em Pelotas, pelo chefe-geral, Clenio Pillon, e pelo chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Jair Nachtigal. O grupo foi acompanhado pelos pesquisadores José Americo Bordini, da Secretaria de Relações Internacionais da Embrapa e Dong-Hyuk, Lee, diretor do Kopia no Brasil. 

Projeto Kopia  - O projeto vem sendo desenvolvido desde outubro de 2011. As atividades fazem parte do Technical Cooperation Project (TCP), elaborado pela Coordenação do Labex Korea, que foi assinado  em junho/2012, pela Embrapa e pelo Rural Development Administration (RDA).

O TCP é composto de dois planos de ação, envolvendo as ações de Intercâmbio de Recursos Genéticos e trabalho conjunto na avaliação de germoplasma, seleção e desenvolvimento de novas ações de melhoramento em morangos. Este componente do projeto esta focado no intercâmbio de recursos genéticos e trabalho conjunto na avaliação, seleção em morangos. O projeto tem criado um canal para o intercâmbio de especialistas e aumento do diálogo entre os cientistas das duas partes, para aprofundar a cooperação.

Já o segundo plano, centraliza-se no intercâmbio de recursos genéticos e de trabalhos em conjunto sobre cruzamentos, genética, taxonomia e aperfeiçoamento das técnicas de cultivo de cogumelos.

Cristiane Betemps - Embrapa Clima Temperado - [email protected] - Telefone: (53) 3275-8215

Mais informações sobre o tema - Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) - www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

 

Comentários