Solenidade da 9ª edição do Prêmio Folha Verde aconteceu dia 9/12

Embrapa é destaque na 9ª edição do Prêmio Folha Verde

Também foi premiada com o reconhecimento expresso por produtores


Ser premiada novamente pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul teve um sabor especial para a Embrapa em 2019, pois além de ganhar os troféus 'Pecuária' e 'Público Agropecuário', também foi premiada com o reconhecimento expresso por produtores homenageados nas diferentes categorias em suas respectivas manifestações. A solenidade da 9ª edição do Prêmio Folha Verde, concedido pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa aconteceu nesta segunda-feira (9), no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre.

A referência da Associação dos Guardiões Mirins das Sementes Crioulas de Ibarama, na categoria Setor Agricultura Ecológica, e de Charles Venturin, vencedor na categoria Propriedade Agropecuária Modelo, pelo seu trabalho na produção e comercialização de uvas finas na Serra Gaúcha, dão uma dimensão do trabalho desempenhado pela Embrapa nas diferentes cadeias produtivas do estado. "Tanto as variedades de uvas como o apoio no desenvolvimento de tecnologias no manejo de uvas de mesa foram importantes para a Famiglia Venturin", destacou Charles, ao registrar a premiação junto com a Chefia da Embrapa Uva e Vinho.

"O Troféu Folha Verde é inspirado em uma folha de amoreira, que tem como significado a resistência e a imortalidade. O Deputado Adolfo Brito, Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, destacou na abertura da solenidade, que os doze vencedores do Prêmio Folha Verde são exemplos a serem seguidos". A solenidade contou com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, representando o Governo do estado, deputados, autoridades, membros da comissão julgadora e convidados.

Pelo segundo ano consecutivo, a Embrapa Pecuária Sul e a Embrapa Uva e Vinho receberam a premiação nas categorias "Pecuária" e "Público Agropecuário", respectivamente. "Esse prêmio nos orgulha muito. Para quem trabalha com Ciência , Tecnologia e Inovação, ambiente em que muitas vezes os resultados são intangíveis, receber pelo segundo ano essa premiação, certifica o acerto do caminho percorrido e nos motiva a seguir em frente", pontuou o chefe-geral da Embrapa uva e Vinho, José Fernando da Silva Protas.

Ao longo de sua manifestação ele destacou o trabalho desenvolvido pela Unidade de pesquisa, que além do trabalho com uvas e derivados, também desenvolve trabalhos com fruteiras de clima temperado, com destaque para a maçã. Protas destacou alguns trabalhos pioneiros conduzidos pela Embrapa Uva e Vinho que trouxeram grandes benefícios ao setor produtivo, como a Produção Integrada de Maçã e Produção Integrada de Uva para Processamento, o trabalho das Indicações Geográficas de Vinhos e também os avanços do Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil, que já lançou 21 cultivares de uvas especialmente desenvolvidas para o clima e solo brasileiro.

Comissão Julgadora - A comissão julgadora foi constituída pelo diretor do Departamento de Políticas Agrícolas da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Ivan Bonetti; pelo chefe da Divisão de Defesa Agropecuária do Mapa, Leonardo Isolan; pelas jornalistas Alessandra Bergmann (SBT), Gabriela Lerina, (Band TV), Gabriela Loeblein (Grupo RBS) e Kátia Marko (Sindicato dos Jornalistas),  pelos jornalistas Jair de Souza (Adjori/RS), Mário da Rocha (ARI), Elder Ogliari (Grupo Recordá), Thiago Copetti (Jornal do Comércio); Luis Cardoso (Agers) e Armando Burd.

Vencedores por categoria:

Agrícola: Emater/RS - ASCAR;

Pecuária: Embrapa Pecuária Sul;

Florestal: Ação Nascente Maquiné (Anama);

Cooperativas Agrícolas: Cooperativa Santa Clara Agropecuária

Trabalhadores Rurais: Rede de Agroecologia - Ecovida;

Setor Rural: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS - Campus Sertão;

Propriedade Agropecuária Modelo: Charles Venturin - Venturin Uvas Finas;

Mídia Agrícola: Emater/RS - Ascar - Programas de Rádio;

Desenvolvimento Agrário: Associação dos Arrozeiros de Palmares do Sul, Capivari do Sul, Osório, Cidreira e Balneário Pinhal;

Público Agropecuário: Embrapa Uva e Vinho;

Agricultura Ecológica: Guardiões Mirins de Ibarama;

Agricultura familiar: Agroindústria Produtos Coloniais Weber

Viviane Zanella - Embrapa Uva e Vinho - Contatos para a imprensa: [email protected] - Tel: (54) 3455-8084

Comments