Notícia

Suzano se prepara para a colheita de maçãs

O agricultor Rui Terao espera colher dez toneladas da fruta


Reconhecida como grande produtora de folhosas, a cidade de Suzano, na Grande São Paulo, vem abrindo caminho para uma nova cultura agrícola: o cultivo de maçãs. Historicamente, a fruta é produzida na região sul do país, onde a plantação é favorecida pelo clima frio. Nem mesmo a estiagem desse ano, marcada como a pior da história, interrompeu a produção do agricultor Rui Terao, que se prepara para iniciar a segunda colheita da fruta até o próximo dia 10.   

A expectativa é fazer a coleta a aproximadamente dez toneladas de maçã, tipo Eva. "A safra será bem menor do que planejamos, por conta da seca dos últimos meses. Ainda assim estou muito satisfeito em ver que é possível investir no cultivo de maçã aqui no sudeste", diz o agricultor. 

Há quatro anos Terao plantou experimentalmente os primeiros pés de maçãs. As primeiras safras não vingaram com qualidade para o comércio. Contudo, em 2013, o agricultor colheu sete toneladas da fruta, que mostraram ser possível investir na produção. Atualmente, são dois hectares de terra destinados ao cultivo dos cerca de 900 pés da fruta. 

"Foi um grande desafio, porque o clima quente demanda cuidado redobrado com a irrigação e o combate as pragas", afirma Terao, afirmando que a colheita da maçã deve seguir até o mês de dezembro e meados de janeiro.   

De acordo com o produtor, a safra deste ano será comercializada em supermercados da região e em feiras da agricultura familiar.  

Agricultura Familiar estimula produção agrícola em Suzano - Rui Terao está entre os centenas de produtores rurais de Suzano, na Grande São Paulo, incentivados pelaAgricultura Familiar. A prefeitura compra parte da produção local e destina a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. 

"Criamos a Feira da Agricultura Familiar e proporcionamos todo apoio logístico para que os produtores locais possam comercializar sua produção e aumentar sua renda", explica o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB).   

Para o prefeito, a Agricultura Familiar contribui ainda para a produção de alimentos saudáveis e de qualidade. "O programa gera postos de trabalho em número bem maior que a agricultura empresarial, se preocupa com a sustentabilidade socioeconômica e ambiental, preserva as tradições e costumes locais e ainda nos proporciona a descoberta de novos nichos de mercado, como é o caso do Rui que investiu na produção de maçãs. É um grande orgulho para nós", diz o prefeito. 

Além das maçãs, Rui Terao é conhecido na cidade também pela produção de frutas exóticas, como zamboa, uma espécie de citrus usado para fazer doces; kinkan, conhecida como "laranja de ouro"; atemoia; lichia e romã. Todas comercializadas na Feira da Agricultura Familiar de Suzano. 

Potencial agrícola de Suzano - Cercada por mananciais e com forte potencial agrícola, a cidade de Suzano, na Grande São Paulo, está localizada a cerca de 50 km da capital paulista. A cidade, que tem 73% de Área de Proteção de Mananciais e 7% de Área de Proteção Ambiental, é a segunda maior produtora de couve manteiga do Estado de São Paulo, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. O município também ocupa a segunda colocação na produção de cogumelos do Estado. * Juliana Soares - Ex Libris Comunicação Integrada

 

Comentários